segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Maravilhoso Jesus Marcos 14:33,34

Dezoito horas que mudaram o mundo

Levou consigo Pedro, Tiago e João, e começou a ficar aflito e angustiado. E lhes disse: "A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal. Fiquem aqui e vigiem". Marcos 14:33, 34, NVI.

Jesus foi preso antes da meia noite de quinta-feira, talvez em torno das 21h00. Ele morreu às 3 horas da tarde seguinte, 18 horas depois. Mas essas 18 horas foram as mais importantes na história do universo. A nossa salvação estava em jogo. Durante aquelas 18 horas o céu assistiu a luta de Cristo com intenso interesse, expectante para ver qual seria o resultado.

Seguiremos a Jesus passo a passo do Jardim do Getsêmani até a casa do sumo sacerdote, perante Herodes, perante Pilatos e, finalmente, ao ser pendurado numa cruz, e morrer entre dois criminosos. Nossas meditações sobre esse período de 18 horas irão preencher todo o mês de novembro.

Alguns de nós já ouvimos a história muitas vezes. Mas vale a pena repeti-la, pois é a história de todos os tempos. Oremos para que nosso coração possa ser sensibilizado, para que compreendamos melhor esse amor tão maravilhoso, para que sintamos algo do horror do pecado e sua penalidade.

A história da cruz começa no Getsêmani. Lá Jesus lutou com as demandas terríveis da Sua missão. Lá Ele tomou a decisão de aceitar a cruz. Se quisermos entender o Calvário, precisamos primeiro entender o que aconteceu no Getsêmani.

Que mudança sobreveio a Jesus ao Ele se aproximar do jardim! Durante toda a noite Ele tinha estado animado, incentivando os discípulos durante a ceia, falando de alegria e paz. Em Sua última oração com os discípulos Ele não fez menção da sua iminente luta, mas concentrou-se nas necessidades deles e nas necessidades dos crentes das gerações subseqüentes.

Getsêmani era o lugar favorito de Jesus. Durante Suas visitas a Jerusalém no passado, Ele muitas vezes passara a noite ali. Getsêmani era o Seu lugar de refúgio, onde, longe das multidões Ele relaxava e comungava com Seu Pai (João 18:1, 2).

Mas essa noite, tudo era diferente. Uma tristeza terrível esmagava Jesus. "Cada passo que dava agora, fazia-o com extremo esforço. Gemia alto, como sob a opressão de terrível fardo. Por duas vezes os companheiros O sustiveram, do contrário teria tombado por terra" ( O Desejado de Todas as Nações, p. 686).

Vá ao escuro Getsêmani,
Você que sente o poder do tentador;
Veja o conflito do Seu Redentor;
Vigie com ele durante uma hora;
Não se afaste do Seu sofrimento;
Aprenda a orar com Jesus Cristo.
– James Montgomery

ORAÇÃO

Mestre percebo que não estou sozinho em minhas angústias. Passaste por este caminho antes de mim. Fortaleça-me para a missão que tens para mim hoje.

Autor: William G. Johnsson

Nenhum comentário:

Reconheça e confie

  Devocional Diário Reconheça e confie Então o homem disse: “A mulher que me deste para estar comigo, ela me deu da árvore, e eu comi.” Gêne...