quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Maravilhoso Jesus Lucas 23:28



As Filhas de Jerusalém

Jesus voltou-se e disse-lhes: "Filhas de Jerusalém, não chorem por mim; chorem por vocês mesmas e por seus filhos! Lucas 23:28, NVI.

Uma das características do Evangelho de Lucas é o seu interesse pelos socialmente desfavorecidos – os cobradores de impostos, os samaritanos, as mulheres. Lucas inclui em seus escritos incidentes omitidos pelos demais evangelistas os quais demonstram o interesse de Jesus por todas as classes da sociedade e por todos os grupos étnicos.

Então, aqui, ao contar a história da cruz, Lucas registra um incidente que aconteceu enquanto Jesus cambaleava pelas ruas de Jerusalém, com Simão de Cirene indo atrás dele carregando a Sua cruz. Um grande número de pessoas vinha atrás deles, Lucas diz, incluindo mulheres que choravam e lamentavam por Ele. Elas não eram discípulas de Jesus. Lucas um pouco mais adiante menciona que as mulheres que seguiram a Jesus desde a Galiléia ficaram longe da cruz vendo Jesus morrer (Lucas 23:49).

As "filhas de Jerusalém" eram moradoras da cidade que, movidas de compaixão, lamentavam a iminente execução de Jesus. Algumas tinham ouvido falar de Jesus, algumas, talvez, tinham sido elas mesmas curadas por Ele ou tinham trazido seus filhos à Ele; algumas não O conheciam, mas ficaram horrorizadas com a perspectiva de homens estarem a caminho de uma morte lenta por crucificação.

Jesus está fraco, cansado, quase sem forças. Acha-se caído sob o peso da cruz. Por toda a parte ao seu redor homens O estão xingando, amaldiçoando, rindo e debochando dEle. Ele não ouve nada. Mas o pranto das mulheres toca o Seu coração.

Jesus pensa no que essas mulheres irão sofrer muito em breve. Num período inferior a 40 anos Jerusalém será cercada por exércitos de Roma. No decurso de quatro anos de um amargo cerco, a comida e a água irão acabar e os habitantes da cidade irão canibalizar seus próprios filhos. "Pois, se fazem isto com a árvore verde, o que acontecerá quando ela estiver seca?" Ele diz (verso 31, NIV). Ou seja, se O inocente sofre assim agora, o que acontecerá com os culpados?

Jesus de Nazaré ainda passa pelo caminho do Calvário. As multidões zombam e escarnecem, embriagadas pelo riso. Os homens têm prazer em ver o sangue correr. A condenação da nossa época é que os homens – e até as mulheres – tornaram-se acostumados a cenas de violência. Diariamente pessoas são baleadas, esfaqueadas, espancadas até a morte – e quase ninguém nota.

Quem hoje lamentará por Jesus? Quem O vê no estranho encharcado de sangue deitado na sarjeta?

ORAÇÃO

Mestre da sensibilidade dá-me compaixão pelos que choram e sofrem. Ensina-me como trabalhar em prol dos desfavorecidos.

Autor: William G. Johnsson

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...