sábado, 5 de novembro de 2011

Maravilhoso Jesus Lucas 23:8


Herodes


Quando Herodes viu Jesus, ficou muito alegre, porque havia muito tempo queria vê-lo. Pelo que ouvira falar dele, esperava vê-lo realizar algum milagre. Lucas 23:8, NVI.


Herodes alegrou-se por este encontro com Jesus. Durante anos, ele tinha ouvido falar desse notável rabino da Galiléia – alguém que não havia tido uma educação formal, mas que ensinava com uma autoridade que colocava advogados para correr. Ele tinha ouvido dizer que Jesus ressuscitava mortos, curava os enfermos, e alimentava as multidões.


A oportunidade naquela sexta de manhã parecia especialmente propícia. Verdade, não era comum receber uma mensagem do governador romano tão cedo no dia – Herodes não estava acostumado a trabalhar às 7h.da manhã. Mas o fato de que Pilatos tinha tido tal iniciativa superou esse inconveniente. Por algum tempo os dois governantes estavam de mal um com o outro, não se falavam. Agora Pilatos, obviamente desejando fazer as pazes, enviou seu prisioneiro a Herodes, porque a Galiléia ficava sob a jurisdição de Herodes.


Então, Jesus permanece de pé perante Herodes. O rei olha para Ele com atenção. Sim, as roupas de Jesus refletem a Sua origem humilde, mas o Seu porte é impressionante. Embora Ele esteja amarrado, como um prisioneiro, Ele ainda continua livre no espírito – isso Herodes percebe claramente.


- “Muito bem, homem milagre, faça seus truques. Eles dizem que você pode superar qualquer mágico ou palhaço da minha corte. Apresente o seu show, mostre do que você é capaz. Se o Seu show for bom o suficiente, posso até libertar você – tenho esse poder, você sabe. Vamos lá, vá em frente – Eu não interrompi o meu café da manhã para ficar esperando por um patife como você”.


E Jesus não fez nada. Ele não disse nada.


Herodes ordenou, bajulou, ameaçou, rugiu. Jesus permaneceu em silêncio.


Jesus olhou firmemente para Herodes Antipas, assassino do seu primo João Batista. Ele pensou em uma cena como esta de alguns anos atrás, quando o rei havia procurado alguns entretenimentos noturnos para agradar os convidados reunidos para o seu aniversário. Ele ofereceu comida e vinho, e então chamou o ato principal – a voluptuosa Salomé, apenas uma jovem garota mas bonita e sensual, a qual iria dançar para seus convidados. Salomé dançou – e antes da noite terminar um dos maiores seres humanos que este mundo já viu jazia morto, decapitado por causa da promessa idiota do rei bêbado.


Nenhuma palavra seria adequada para essa criatura desprezível, nenhum ato poderoso seria feito para alimentar seus caprichos. Jesus não se moveu. Ele não falou.


Surpreso, depois enfurecido, Herodes começou a zombar de Jesus. Ele chamou seus soldados, e eles colocaram um manto de púrpura sobre Ele. Se Jesus não iria participar da diversão com o rei, ainda assim Herodes extrairia uma hora de entretenimento deste camarada teimoso. Os soldados bateram em Jesus, vendaram Seus olhos, deram tapas em Seu rosto, e o intimaram a profetizar quem havia batido nEle.


Jesus não se moveu. Ele não falou,


Finalmente Herodes cansou da brincadeira. A diversão matutina não tinha sido tão boa quanto ele esperava. O que fazer com esse estranho homem? Libertá-lo? Não, pois Ele se recusou a participar do jogo.


Herodes enviou Jesus de volta para Pilatos: ele também sabia como passar a bola.


ORAÇÃO


Jesus justo juiz. Quero me aproximar de Ti buscando não apenas entretenimento ou uma vida mais fácil, mas a transformação completa do coração.


Autor: William G. Johnsson

Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...