quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Maravilhoso Jesus Mateus 25:1,2


O Segredo da Prontidão

O Reino dos céus será, pois, semelhante a dez virgens que pegaram suas candeias e saíram para encontrar-se com o noivo. Cinco delas eram insensatas, e cinco eram prudentes. Mateus 25:1, 2, NVI.

Depois que Jesus apresentou os sinais de alerta para a destruição de Jerusalém e do fim dos tempos, deixou com Seus discípulos três parábolas finais. Cada uma, de diferentes maneiras, ilustra como devemos esperar o retorno de Jesus; "Portanto, vigiem, porque vocês não sabem o dia nem a hora" (Mateus 25:13, NVI).

Jesus extrai a primeira lição de uma cena que se desdobra diante dEle. Ele está sentado no Monte das Oliveiras com Pedro, Tiago, João e André. A última luz se apagou. Em meio à escuridão eles vêem as luzes de um cortejo de casamento. Então Jesus aproveita a ocasião para contar a história das dez virgens – cinco sábias, cinco tolas.

Essa não é uma parábola para destacar a diferença entre os cristãos e o mundo. Pelo contrário, é uma parábola a respeito da igreja, ilustrando as duas classes que professam estar à espera do Senhor. "Elas são chamados de virgens porque professam fé pura. As lâmpadas representam a palavra de Deus... O óleo é símbolo do Espírito Santo" (Ellen White, Parábolas de Jesus, p. 406, 407).

Qual é a diferença fundamental entre os dois grupos? As sábias tinham óleo extra para as suas lâmpadas – o Espírito Santo; as outras não tinham.

"O Espírito trabalha no coração do homem de acordo com o seu desejo e consentimento, nele implantando natureza nova; mas a classe representada pelas virgens loucas contentou-se com uma obra superficial. Não conhecem a Deus; não estudaram Seu caráter; não tiveram comunhão com Ele; por isso não sabem como confiar, como ver e viver" (Ibid, p. 411).

E não podemos tomar emprestado o Espírito de alguém. As virgens tolas tiveram que procurar óleo por si mesmas. De igual maneira devemos individualmente conhecer ao nosso Deus, viver diariamente a sua vida, experimentar a Sua constante presença – o Espírito Santo.

Aqui, então, está o primeiro segredo da prontidão para a vinda do Senhor; uma vida escondida em Deus e alimentada pelo Espírito Santo.

Somente Deus sabe qual é a nossa relação com ele. Podemos enganar a outros, e até a nós mesmos, mas Deus lê o coração.

ORAÇÃO

Ó Mestre, leva-me para junto de Ti neste dia. Que todo o meu trabalho possa ser feito em Ti. E conceda-me a presença e o poder do abençoado Espírito em todos os momentos.


Autor: William G. Johnsson

Nenhum comentário:

Roubos permitidos

  Devocional Diário Roubos permitidos Não furtarás. Êxodo 20:15, ARA Existem roubos e roubos. Roubos muito alardeados, como o de Albert Spag...