terça-feira, 11 de outubro de 2011

Maravilhoso Jesus Mateus 22:21

Deus e César

E ele lhes disse: "Então, dêem a César o que é de César e a Deus o que é de Deus" Mateus 22:21, NVI.

Mais uma vez naquela última segunda-feira os inimigos de Jesus tentaram apanhá-Lo numa armadilha enquanto ensinava no Templo. Os herodianos e os fariseus, que normalmente se opunham um ao outro, pois o primeiro favorecia a cooperação com os Romanos enquanto o último se opunha, desta vez uniram-se em uma causa comum – acabar com Jesus.

Eles tentaram desarmá-lo com lisonjas; "Enviaram-lhe seus discípulos junto com os herodianos, que lhe disseram: Mestre, sabemos que és íntegro e que ensinas o caminho de Deus conforme a verdade. Tu não te deixas influenciar por ninguém, porque não te prendes à aparência dos homens." (Mateus 22:16-17, NVI) Em seguida, apresentaram a armadilha;. "Dize-nos, pois: Qual é a tua opinião? É certo pagar imposto a César ou não?"

Os inimigos de Jesus pensaram que O tinham encurralado. Qualquer resposta que Ele desse, eles imaginaram, o deixaria em apuros – com o povo se Ele dissesse sim, com os romanos se Ele respondesse não.

Mas Jesus não deu uma resposta simples. Ele pediu uma moeda (Ele não carregava dinheiro) e perguntou a Seus críticos que imagem estava gravada na moeda. Obviamente, a moeda estampava o rosto de César, e eles responderam acertadamente.

Então Jesus disse: "Dêem a César o que é de César e a Deus o que é de Deus" (v. 21, NVI).
Sua resposta é mais complicada do que normalmente supomos. Ele distingue duas esferas de autoridade – Deus e César – mas a reação de seus ouvintes mostra que suas palavras envolviam algo a mais.

"Eis a razão pela qual não podemos concluir que Jesus tenha defendido o apoio completo a César: Seus ouvintes não entenderam dessa forma...

"De acordo com Jesus, ao mesmo tempo em que devemos dar a César o que é lhe pertence, devemos dar a Deus o que Lhe pertence. E Deus, lembre-se, é aquele diante de quem não podemos ter outros deuses. Ele é o único cujos pensamentos e caminhos são superiores aos nossos. Ele é a única autoridade acima de todas as autoridades, e devemos amá-Lo com todo o nosso coração e alma e mente. Esta é a compreensão acerca de Deus que Jesus recomendou, a qual é fundamental para a interpretação de Suas palavras.

"Aqui está o que devemos saber com certeza. Deus, o Deus que é retratado perfeitamente em Jesus, deve ser o nosso governante. Essa verdade deve ser o nosso guia ao nos perguntarmos a respeito de trabalhar ou não na indústria de armas ou no dia de sábado. O “patriotismo exagerado” precisa ser reduzido a proporções mais saudáveis, pois se os pensamentos e os caminhos de Deus são mais elevados que os nossos, afirmações orgulhosas de superioridade nacional são certamente perigosas. A verdade acerca de Deus, em última análise, deve levar-nos a discordar, pelo menos em algumas ocasiões, de cada tradição meramente humana. Abraçar por atacado os valores de qualquer nação é idolatria. Esse foi exatamente o ponto apresentado por Jesus" (Charles Scriven,"A Senhora e o Senhor", Adventist Review, 20 de agosto de 1987).

ORAÇÃO

Justo governante universal, faze com que no dia de hoje eu não tenha nenhum outro deus diante de Ti. Assim não terei de que me envergonhar.

Autor: William G. Johnsson

Nenhum comentário:

Roubos permitidos

  Devocional Diário Roubos permitidos Não furtarás. Êxodo 20:15, ARA Existem roubos e roubos. Roubos muito alardeados, como o de Albert Spag...