segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Maravilhoso Jesus Mateus 22:11,12

A Veste Nupcial

Mas quando o rei entrou para ver os convidados, notou ali um homem que não estava usando veste nupcial. E lhe perguntou: “Amigo, como você entrou aqui sem veste nupcial?” O homem emudeceu. Mateus 22:11, 12, NVI.

Jesus não apenas nos convida para o casamento, Ele nos presenteia com uma roupa de festa para usarmos. Sem a veste nupcial ficaremos envergonhados e sem palavras perante o rei.

Como é essa veste nupcial? O livro de Apocalipse também descreve a ceia do casamento do Filho, e também se refere ao vestuário dos santos. "Regozijemo-nos! Vamos alegrar-nos e dar-lhe glória! Pois chegou a hora do casamento do Cordeiro, e a sua noiva já se aprontou. Para vestir-se, foi-lhe dado linho fino, brilhante e puro. O linho fino são os atos justos dos santos"(Apocalipse 19:7, 8, NVI).

Nós não estamos adequadamente vestidos para o casamento real. Mesmo após termos sido convidados por Deus, ficaremos envergonhados em Sua presença. Mesmo que tenhamos os melhores alfaiates do mundo preparando para nós o mais caro terno ou vestido, ainda assim ficaremos envergonhados, quando o rei se misturar com os convidados.

Deus vê o nosso coração – aí está a dificuldade. Ele vê através das roupas e bugigangas que usamos para atrair a atenção para nós mesmos. Embora tentemos encobrir nossas falhas pelo adorno exterior, Ele sabe exatamente o que somos.

Mas, louvado seja Seu nome, Ele fornece uma roupa de festa para o banquete! É o "linho fino" de Apocalipse 19:8, as "vestes brancas" de Apocalipse 3:18. É a justiça de Jesus.

"Este vestido fiado nos teares do Céu não tem um fio de origem humana" (Ellen White, Parábolas de Jesus, p. 311).

A veste nupcial que Cristo providencia não pode ser meramente uma capa para cobrir nossa sujeira. Sendo que Deus está interessado em motivos, desejos e pensamentos – a renovação da pessoa interior – a justiça que Ele fornece estende-se à pessoa completa. Quando aceitamos a Jesus, Sua vida perfeita é creditada em nosso favor e Deus nos aceita como Seus filhos imaculados. Mas a justiça de Jesus não é algo completamente fora de nós. O Espírito Santo faz de nós novas pessoas, transformando-nos progressivamente à semelhança do adorável Jesus.

O cristianismo faz a diferença. Temos uma nova posição perante Deus, e também temos uma nova motivação e um novo poder.

Louvado seja o Senhor por Sua veste nupcial!

ORAÇÃO

Bondoso Rei, obrigado por me presenteares com as vestes da justiça de Cristo, hoje.

Autor: William G. Johnsson

Nenhum comentário:

Reconheça e confie

  Devocional Diário Reconheça e confie Então o homem disse: “A mulher que me deste para estar comigo, ela me deu da árvore, e eu comi.” Gêne...