sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Maravilhoso Jesus Mateus 21:33


Os Maus Inquilinos

Ouçam outra parábola: Havia um proprietário de terras que plantou uma vinha. Colocou uma cerca ao redor dela, cavou um tanque para prensar as uvas e construiu uma torre. Depois arrendou a vinha a alguns lavradores e foi fazer uma viagem. Mateus 21:33, NVI.

Durante os três anos e meio do ministério de Jesus Seus apelos a Israel tornaram-se cada vez mais específicos e urgentes. Suas parábolas anteriores terminaram com um convite, com a porta da esperança ainda aberta para a nação que Jesus tanto amava. É por isso que na história do pai amoroso, comumente chamada de parábola do filho pródigo, o final da história permanece em aberto, com o pai tentando convencer o irmão mais velho a entrar e participar da festa.

Mas na última segunda-feira do ministério de Jesus, ao pronunciar sua última parábola para Israel, as palavras de Jesus foram contundentes. Retomando o tema da canção da vinha existente no livro de Isaías (Isaías 5:1-7), Ele predisse que a ira divina cairia sobre a nação judaica.

O chefe da família, Deus, havia feito provisão completa para Israel – Ele havia feito tudo o que podia para salvá-los. Mas eles desprezaram, espancaram, apedrejaram, e mataram Seus mensageiros. Finalmente, o dono da vinha mandou seu próprio filho: "A meu filho respeitarão", disse para si mesmo (Mateus 21:37). Mas, em vez de respeitá-lo, os maus inquilinos conspiraram para lhe tirar a vida. Eles o prenderam e o mataram.

Jesus contou esta parábola na segunda-feira. Quatro dias mais tarde seria pendurado numa cruz fora dos portões da cidade, e o último ato de loucura seria praticado.

Inevitavelmente, a retribuição divina se seguiria. " ‘Portanto, quando vier o dono da vinha, o que fará àqueles lavradores?’ Responderam eles: ‘Matará de modo horrível esses perversos e arrendará a vinha a outros lavradores, que lhe dêem a sua parte no tempo da colheita’ " (versos 40, 41, NVI).

Entretanto o fracasso de Israel como nação de maneira alguma sugere que o desgosto de Deus repouse sobre qualquer pessoa que tenha nascido judeu. Ao longo dos séculos muitos cristãos têm perseguido aos Judeus, chamando-os de "assassinos de Cristo? Essa atitude é injusta e anti-bíblica. Cada indivíduo prestará contas a Deus por suas próprias ações e não pelas ações de seus antepassados.

Para cada um de nós, mais importante do que o fracasso de Israel é a seguinte questão: Quando o Filho vier a minha vinha buscando por frutos, o que Ele encontrará? E como irei tratá-lo?

ORAÇÃO

Senhor da Colheita, faça de minha vida uma frutífera vinha para a glória do Teu nome.

Autor: William G. Johnsson

Nenhum comentário:

Roubos permitidos

  Devocional Diário Roubos permitidos Não furtarás. Êxodo 20:15, ARA Existem roubos e roubos. Roubos muito alardeados, como o de Albert Spag...