quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Maravilhoso Jesus Mateus 21:31


A Fábula dos Dois Filhos

‘Qual dos dois fez a vontade do pai?’ ‘O primeiro’, responderam eles. Jesus lhes disse: "Digo-lhes a verdade: Os publicanos e as prostitutas estão entrando antes de vocês no Reino de Deus." Mateus 21:31, NVI.

"Certo homem tinha dois filhos", disse Jesus, enquanto dialogava com os principais sacerdotes e anciãos. Alterando o cenário da história de Jesus, mas não sua intenção, a história ficaria assim.

"Filho, eu quero que você lave o carro e varra a calçada," diz o Pai ao Primeiro Filho.
"De jeito nenhum! O meu time favorito vai jogar hoje a tarde, e não vou perder esse jogo por nada."

Mas ao estar assistindo o futebol pela TV, o Primeiro Filho começa a pensar em suas palavras. Ele havia sido rude e desobediente, ele havia machucado seu pai. O Primeiro Filho começa a lembrar os anos de amorosa dedicação – os acampamentos, as férias na praia, as orações de seu pai por ele.

De repente, ele dá um salto do sofá e desliga a TV (o jogo estava sem graça mesmo), coloca um calção e uma camiseta e vai fazer a tarefa solicitada.

Encontra o carro ainda sujo e a calçada ainda por varrer e atende a o pedido do Pai.
Duas horas antes, como o primeiro filho havia dito "Não", o Pai pediu ao Segundo Filho para lavar o carro e varrer a calçada.

"Pode deixar comigo, pai", respondeu o Segundo Filho.

Mas o Segundo Filho continuou a ler o jornal de domingo e depois saiu com seus amigos.
"Qual dos dois garotos fez a vontade do pai?" Jesus perguntou ao final da história. A resposta era óbvia – o filho que mais tarde cumpriu a tarefa, lamentando a loucura de seu comportamento anterior.

Jesus agora aplica a história diretamente aos líderes religiosos. Com palavras penetrantes Ele lhes diz: "Os publicanos e as prostitutas estão entrando antes de vocês no Reino de Deus". Estes, os elementos mais desprezados da sociedade, aqueles mais distantes da vontade de Deus, arrependeram-se com a pregação de João e de Jesus. Enquanto isso, aqueles que os desprezavam, envolvidos numa capa de privilégios religiosos, não conseguiram reconhecer que o reino de Deus estava sendo implantado na terra.

Essa história de Jesus também nos alcança com força. Desperta a nossa consciência a respeito de cartas não escritas, promessas não cumpridas, resoluções quebradas, oportunidades desperdiçadas, boas obras negligenciadas. Quão rapidamente dizemos, "Pode deixar comigo", mas quão lentos somos para fazer o que nos dispusemos!

Qual filho fez a vontade do pai? Sem dúvida, o primeiro. Mas há uma maneira ainda melhor de proceder: dizer para Deus "Pode deixar comigo", e depois fazer o que prometemos por Sua graça.

ORAÇÃO

Senhor da tarefa, muito obrigado por contares comigo para a realização dos Teus propósitos neste mundo. Ajuda-me a dizer sim aos Teus convites e a, de fato, realizar o Teu querer em minha vida.

Autor: William G. Johnsson

Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...