terça-feira, 25 de outubro de 2011

Maravilhoso Jesus Lucas 22:14



Jesus e Seus Amigos

Quando chegou a hora, Jesus e os seus apóstolos reclinaram-se à mesa. E lhes disse: "Desejei ansiosamente comer esta Páscoa com vocês antes de sofrer. Lucas 22:14, 15, NVI.

Jesus senta-se à mesa com Seus amigos. Esta é a última vez que eles estarão juntos. Os discípulos não sabem disso, mas dentro de algumas horas Jesus será preso e arrastado para morrer numa cruz.

Quando você está de partida para uma longa viagem, o que você costuma fazer? Na noite anterior, reúne seus amigos mais próximos – apenas os especiais – e comem juntos. Essas horas finais são valiosas. Anos depois você ainda lembra detalhes do encontro e o mesmo ocorre com seus amigos.

Lembro-me bem de uma reunião de família que tivemos em Adelaide, Sul da Austrália, em 1966. Minha esposa e eu tomamos um avião para a cidade, onde nos juntamos aos membros do clã Johnsson, a fim de comemorar as bodas de ouro de casamento de mamãe e papai. Posso contar tudo acerca daquela cena. Lembro-me como meu pai estava vestido, e o que ele disse. Logo após a celebração retornamos para a Índia. Papai morreu quatro meses depois. Aquela foi nossa última reunião.

Jesus, a despeito de ser o Filho de Deus, ansiava pela companhia dos seus discípulos mais próximos naquela última noite de quinta-feira. Ele saboreou cada momento, valorizou cada palavra proferida.

Os discípulos nunca se esqueceram daquela noite. É alguma surpresa que o amado João, o amigo mais íntimo de Cristo, tenha se lembrado de Suas palavras com detalhes? Ele dedica cinco capítulos completos (João 13-17) àquelas poucas horas no cenáculo.

Não estivemos com Jesus aquela noite, mas o que os discípulos contaram foi passado como um legado através os séculos e se tornaram parte da nossa memória corporativa. Da mesma maneira como, quando crianças, ouvimos histórias de nossos ancestrais a quem nunca conhecemos e interiorizamos suas experiências, assim também, como cristãos, celebramos a Última Ceia com o Senhor. Reclinamo-nos ao lado dEle. Recebemos o pedaço de pão da Sua mão, bebemos do cálice que Ele nos oferece.

Essas ocasiões regulares quando nos reunimos para a Comunhão da Santa Ceia são momentos preciosos, Jesus se encontra com seus amigos - nós. Ele deseja ardentemente passar esses momentos conosco quando relembramos Seus sofrimentos e morte.

Que pena que alguns cristãos deixam de participar da Ceia do Senhor! Será que se acham indignos? Porventura acham que nesta solene celebração Jesus vem até eles com condenação por suas falhas? Que eles vejam a Jesus, o Amigo mais íntimo, chegando até eles, falando-lhes gentilmente, desejando ardentemente estar com eles.

ORAÇÃO

Senhor do cenáculo, aproxime-se de mim. Seja meu amigo hoje.

Autor: William G. Johnsson

Nenhum comentário:

Palavras caducas e palavras perenes

  Devocional Diária Palavras caducas e palavras perenes “Os lábios que falam a verdade permanecem para sempre, mas a língua mentirosa desapa...