quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Maravilhoso Jesus - João 6:32


Pão do Céu

Declarou-lhes Jesus: "Digo-lhes a verdade: Não foi Moisés quem lhes deu pão do céu, mas é meu Pai quem lhes dá o verdadeiro pão do céu. João 6:32, NVI

Pão! Jesus não poderia ter utilizado símbolo mais atrativo para seus ouvintes. Pão! Esta pequena palavra lhes lembrava a luta pela existência, a busca diária para sustentar a vida.

Nós que vivemos no Ocidente estamos acostumados a tal abundância que mal compreendemos a luta pela sobrevivência tão comum no resto do mundo. Muitos de nós gastamos mais dinheiro com o nosso cão ou gato que milhões de pessoas têm para viverem no dia-a-dia.

Em sua maioria, os Israelitas no tempo de Cristo se alimentavam de forma muito simples. Seu alimento básico era pão. Em hebraico, "comer pão" significava "ter uma refeição", assim como nos escritos do poeta grego Homero, um "comedor de pão" significava "um homem", observa Henri Daniel-Rops. "Ter uma refeição de pão, naqueles tempos, era ser tratado com respeito: era proibido colocar carne crua em cima de um pão, colocar um jarro de água sobre ele, ou deixar um prato quente encostado nele, e era proibido jogar fora as migalhas, que, se fossem ‘do tamanho de uma azeitona’, precisavam ser recolhidas. E o pão não devia ser cortado, mas quebrado...

"Os pobres comiam pão de cevada, os ricos comiam pão de trigo O grão era moído entre duas pedras mó, quase sempre pelas mulheres, e em casa. Um trabalho meticuloso resultava numa farinha especialmente fina que era usada para bolos e certos fins litúrgicos. A massa era trabalhada em vasilhas de amassar, e esses objetos simples são encontrados desde os tempos do Êxodo" (Henri Daniel Rops, Vida Diária nos Tempos de Jesus, páginas 229-232).

Quando compreendemos o esforço das pessoas comuns para obterem o pão de cada dia, entendemos melhor por que eles ficaram tão impressionados com os milagres de Jesus alimentar as multidões. Embora a comida fornecida fosse simples – pão e peixe – aquela era a refeições habitual deles. E agora havia chegado Alguém que com uma palavra podia criar pão e peixe! Tendo-o como líder da nação, eles teriam uma fonte inesgotável de alimento – não mais barrigas vazias e crianças chorando!

O alimento significava muito para eles. Ainda significa muito para pessoas com barriga vazia e crianças chorando, que dia-a-dia lutam pela sobrevivência. Mas Jesus recomendou aos judeus, assim como recomenda a todos nós, um tipo de pão ainda mais importante. Quando o próprio Jesus estava com fome e o tentador o desafiou a transformar pedras em pães, Ele respondeu: "Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus" (Mateus 4:4, NVI).

Conhecer a Deus – é o pão do céu.

Conhecer a Jesus como nosso melhor amigo – é o verdadeiro pão.

Conhecer o Espírito Santo como guia interior – é viver pela palavra de Deus.

ORAÇÃO

Dá-me hoje, Pai, o pão do céu que sustenta e satisfaz!

Autor: William G. Johnsson

2 comentários:

Deusemar disse...

Dá-me hoje, Pai, o pão do céu que sustenta e satisfaz!

Eliana Aderne disse...

Que este pão do céu sempre nos sustente e nos satisfaça.

O poder das palavras

  Devocional Diário O poder das palavras Que alegria é ter a resposta adequada! Como é boa a palavra dita na hora certa! Provérbios 15:23 Jó...