domingo, 11 de setembro de 2011

Maravilhoso Jesus - João 5:6


Jesus o Caminho

Vocês conhecem o caminho para onde vou. João 14:4, NVI.

Há muito tempo, no século VI aC, um menino nasceu em uma família real na terra que hoje chamamos de Nepal. As lendas dizem que seu pai blindou o príncipe, herdeiro do reino, contra a tristeza e a miséria tão comuns ao ser humano. O menino conhecia somente o prazer e a alegria, os bons momentos e o aprendizado.

Mas um dia tudo mudou. O jovem, por acaso, viu um homem doente, o rosto contorcido de dor. Pela primeira vez em sua vida, ele viu o sofrimento da doença. Então ele encontrou um homem velho, o corpo curvado, arrastando-se pela estrada – o sofrimento da velhice. Depois disso, ele se encontrou com um cortejo fúnebre, viu o cadáver, ouviu o choro – o sofrimento da morte.

O príncipe Gautama ficou profundamente comovido. Deixando para trás sua esposa e filho pequeno, ele renunciou ao trono e tornou-se um monge errante, em busca de respostas para o sofrimento da humanidade. Finalmente ele encontrou o que procurava e daí em diante foi chamado de Buda, o iluminado.

Na análise de Buda acerca do mistério da vida, toda existência é sofrimento. A causa do sofrimento é o desejo, quando cessa o desejo, o sofrimento também cessa. Então Buda apresenta o caminho para a superação do desejo.

Os ensinamentos de Buda, nobre como são, contrastam radicalmente com os de Jesus de Nazaré. Gautama afirmou mostrar às pessoas o caminho, Jesus afirmou ser o caminho. Buda não chamou a atenção para si mesmo nem procurou ser adorado, Jesus disse que Ele era o eterno EU SOU. Buda viu a humanidade caída no poço do pecado e disse-lhes como sair; Jesus desceu no poço e ergueu a humanidade sobre seus ombros.

Quando Jesus disse aos discípulos que Ele era o caminho, estava prestes a deixá-los. Ele havia falado que ia para Seu Pai preparar um lugar para eles.

Suas palavras perturbaram os discípulos. Jesus – indo embora? Jesus – deixando-os sozinhos para lidar com o mundo?

Não, disse Jesus, "Vocês conhecem o caminho para onde vou" (João 14:4, NVI).

Tomé falou por todos nós: "Senhor, não sabemos para onde vais; como então podemos saber o caminho?"

Então Jesus respondeu: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim" (Versos 5, 6, NVI).

Hoje podemos não saber que caminho tomar, como lidar com as preocupações e pressões da vida – casa, filhos, trabalho, igreja. Jesus é o caminho. Ele não apenas nos mostra o caminho, Ele é o caminho. Portanto, entreguemos nossa vida a Ele – cada preocupação, cada sofrimento, cada esperança, cada medo.

ORAÇÃO

Querido Jesus, obrigado por Tua vida e Teus ensinamentos. Unido a Ti quero trilhar o caminho para a intimidade com o Espírito e o favor do Pai.

Autor: William G. Johnsson

Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...