segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Maravilhoso Jesus - João 18:38


Jesus a Verdade

"Que é a verdade?", perguntou Pilatos. João 18:38, NVI.

"Algo que um professor pode ter certeza que quase todos os estudantes que entram para a universidade acreditam, ou dizem acreditar, é o seguinte: que a verdade é relativa", escreve Allan Bloom em seu best-seller Closing of the American Mind [O Embotamento da mente americana]. “Se essa crença é posta à prova, pode-se esperar a reação dos alunos, pois eles não compreenderão. Se alguém considera a proposição como não sendo auto-evidente a surpresa é tão grande, como se 2 +2 = 4 estivesse sendo questionado.

Pensar nessa direção é inconcebível. A história de vida dos alunos é tão diversa quanto a América pode oferecer. Alguns são religiosos, alguns ateus, alguns são a favor da esquerda, outros a favor da direita; alguns pretendem ser cientistas, alguns humanistas ou profissionais ou empresários, alguns são pobres, alguns ricos. Os alunos são uniformes somente em seu relativismo e em sua defesa da igualdade "(p. 25).

Bloom enfatiza que o relativismo e a igualdade se inter-relacionam nas mentes dos estudantes; eles vêem o relativismo como a condição para uma sociedade livre. O relativismo leva à tolerância para com os pontos de vista dos outros; o absolutismo conduz a intolerância e a perseguição.

Estas idéias se sustentam diante da perspectiva bíblica?

Não muito. Com uma aparência moderna, na verdade estamos ouvindo a mesma questão cética levantada por Pilatos na sala de julgamento: "Que é a verdade?" Quem pode saber o que é certo ou errado? De que adianta tentar descobrir a verdade, se a verdade é relativa?

Lembre-se: essas são palavras de Pilatos. A compreensão que Jesus tinha a respeito da verdade era muito diferente. Ele disse: "De fato, por esta razão nasci e para isto vim ao mundo: para testemunhar da verdade. Todos os que são da verdade me ouvem" (João 18:37, NVI).

A verdade não é incerta, instável. A verdade é rocha sólida, fixa, segura. Cristo veio ao mundo para dar testemunho dela, e todo aquele que se posiciona ao lado da verdade dá ouvidos a Ele.
Na noite anterior, Jesus falou acerca da verdade de modo ainda mais claro. "Eu sou... a verdade", disse Ele aos Seus discípulos (João 14:6). Foi uma declaração surpreendente, corajosa, e que desafia tanto a especulação filosófica dos Gregos e Romanos como o relativismo do pensamento moderno.

Se Deus não existisse, a verdade seria relativa. O certo e o errado seriam definidos por cada sociedade.

Mas Deus existe. Ele é o árbitro moral do universo. A verdade reside nEle. O que Deus é – o Seu caráter – define o certo e o errado.

E Deus se fez carne – em Jesus Cristo. É por isso, que ao vê-Lo, vemos a verdade.

ORAÇÃO

Senhor guia-me hoje no Teu caminho, o caminho da verdade.


Autor: William G. Johnsson

Nenhum comentário:

Amor, ordem e redenção

  Devocional Diário Amor, ordem e redenção Embora andemos na carne, não lutamos segundo a carne. 2 Coríntios 10:3 “O amor como princípio, a ...