quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Maravilhoso Jesus - João 11:43


O Milagre Mais Dramático de Cristo

Depois de dizer isso, Jesus bradou em alta voz: “Lázaro, venha para fora!” O morto saiu, com as mãos e os pés envolvidos em faixas de linho e o rosto envolto num pano. Disse-lhes Jesus: “Tirem as faixas dele e deixem-no ir”. João 11:43, 44, NVI.

Cada vez que leio João 11, sinto calafrios na espinha. No grande drama deste capítulo inúmeros elementos lançam luz sobre o caráter do Salvador – e sobre a sorte comum da humanidade.

"Aquele a quem amas está doente" (v. 3). O recado não diz "Lázaro está doente", nem "Nosso irmão está doente, por favor, venha depressa". Pelo contrário, diz: "Aquele a quem amas está doente". As palavras expressam a terna consideração de Jesus para com Lázaro; Sua proximidade para com aquela família de Betânia. Se Jesus souber que Lázaro está doente, largará tudo e virá imediatamente – assim pensavam Marta e Maria.

Mas Jesus não veio imediatamente. "Lázaro morreu" (verso 14). Ao redor do círculo da terra hoje, Lázaro morreu. Boas pessoas oraram para que ele pudesse viver, mas ele morreu. Jesus não veio até a cama dele com o Seu toque de cura.

"Senhor, se estivesses aqui meu irmão não teria morrido" (versículos 21, 32). Marta e Maria cumprimentaram a Jesus com palavras idênticas. Aquelas palavras manifestavam confiança em Jesus como o autor da vida, como Aquele perante quem a morte foge. Mas as palavras também carregavam uma repreensão: por que Você não estava aqui? Por que Você não veio, quando Lhe pedimos que viesse?

Por quê? É também o nosso questionamento hoje apanhados no mesmo dilema de fé e dúvida. Nós acreditamos – mas indagamos por que Deus não age para proteger ou para curar.

"Jesus chorou" (v. 35). Este é o menor versículo da Bíblia, mas eloqüente em seu retrato do Homem das dores. Aqui está o nosso irmão, aqui está Emanuel – Deus conosco – chorando no túmulo de Lázaro, chorando como choramos ao lado de uma sepultura.

O chão parece tão frio, tão duro, tão solitário. O chão fecha-se sobre o nosso querido, e nos sentimos sozinhos – abandonados. Sabemos que parte de nós mesmos ficou ali e sempre estará ali. Sabemos que não importa a plenitude da cura futura, a nossa perda nunca será completamente reparada.

Jesus chora com a gente.

"Lázaro, venha para fora!" (Versículo 43). Quem neste mundo seria tão ousado a ponto de tentar este milagre? Lázaro tinha morrido e havia sido enterrado há quatro dias. Apesar de Marta ter alegado acreditar no poder doador de vida de Jesus, ela não queria que ele tentasse isso! Foi um escândalo, uma violação do rito de passagem de Lázaro, foi uma reabertura das feridas que estavam apenas começando a fechar.

Mas Lázaro saiu do túmulo! Com as mãos e os pés atados pelos panos mortuários, ele saiu! Lázaro, morto e enterrado há quatro dias, saiu da tumba!

E os inimigos de Jesus ficaram fora de si.

ORAÇÃO

Jesus, Homem de dores, obrigado por compreenderes quando derramo minhas lágrimas, por chorares comigo. Realiza, hoje, Teus milagres em minha vida.

Autor: William G. Johnsson

Nenhum comentário:

Palavras caducas e palavras perenes

  Devocional Diária Palavras caducas e palavras perenes “Os lábios que falam a verdade permanecem para sempre, mas a língua mentirosa desapa...