sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Maravilhoso Jesus João 10:11

O Bom Pastor

Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas. João 10:11, NVI.

Ao chamar a si mesmo de o bom (ou nobre) pastor, Jesus baseou-se em uma riqueza de alusões bíblicas. A civilização patriarcal e Israelita, após a conquista da Palestina, era largamente pastoral. Mesmo quando a agricultura tornou-se dominante, a nostalgia para com o período pastoral continuou.

Os patriarcas, Moisés e Davi, eram todos pastores. "Pastor" tornou-se uma designação para os governantes, tanto que reis maus foram denunciados como pastores perversos (veja I Reis 22:17; Jeremias 10:21).

Particularmente, Ezequiel 34 fornece o contexto para as palavras de Jesus acerca do bom pastor. Aqui Deus em primeiro lugar repreende os pastores, ou governantes, que têm estado mais preocupados com seus próprios interesses do que com o cuidado do rebanho (versos 2, 5, 6).

Deus promete vir em auxílio de Suas ovelhas: "Porque assim diz o Soberano, o Senhor: Eu mesmo buscarei as minhas ovelhas e delas cuidarei. Assim como o pastor busca as ovelhas dispersas quando está cuidando do rebanho, também tomarei conta de minhas ovelhas. Eu as resgatarei de todos os lugares para onde foram dispersas num dia de nuvens e de trevas... Procurarei as perdidas e trarei de volta as desviadas. Enfaixarei a que estiver ferida e fortalecerei a fraca, mas a rebelde e forte eu destruirei. Apascentarei o rebanho com justiça" (versos 11-16, NVI).

O capítulo alcança o seu clímax com a predição acerca do "meu servo Davi," o verdadeiro pastor de Deus: "Porei sobre elas um pastor, o meu servo Davi, e ele cuidará delas; cuidará delas e será o seu pastor." (verso 23).

Jesus, o bom pastor, cumpriu essa profecia. Com que ternura Ele cuidou dos coxos, dos doentes, dos quebrantados! Com que dedicação Ele reuniu o seu rebanho, conduzindo-o a águas tranqüilas, por caminhos da justiça – sim, e até mesmo através do vale da morte!

Jesus ainda é o bom pastor. "Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem", diz Ele (João 10:14, NVI). Ele nos conhece pelo nome, sabe onde vivemos, sabe a cor de nossos olhos, sabe até o número de cabelos existentes em nossa cabeça. Ele nos conhece porque é nosso amoroso pastor; Ele nos conhece com o propósito de nos abençoar para a eternidade.

E nós, Suas ovelhas, O conhecemos. Reconhecemos a sua voz. Não seguiremos a voz de um mercenário. Iremos onde quer que o nosso nobre pastor nos levar – até mesmo através do vale da sombra e da morte.

Em um aspecto Jesus, o bom pastor, vai além da profecia de Ezequiel 34. Ele diz: "O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas" (João 10:11). Tal disposição de um pastor morrer por suas ovelhas não é ensinada claramente em nenhum lugar do Antigo Testamento.

As palavras de Jesus superam o costume ou a expectativa, vão além do dever ou da obrigação.

Um amor disposto a enfrentar até a morte a favor dos outros, a nosso favor – esse é Jesus, o bom pastor.

ORAÇÃO

Meu querido Jesus muito obrigado por Tua disposição de morreres por mim. Em Teu cuidado para comigo, superas todas as minhas expectativas. Eu te amo!

Autor: William G. Johnsson

Nenhum comentário:

Ezequiel 3 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Ezequiel 3 Comentário: Pr. Heber Toth Armí EZEQUIEL 3 – Enquanto a Palavra de Deu...