quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Maravilhoso Jesus - João 13:34

Amor Ordenado


Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. João 13:34.


Como pode alguém exigir o amor? Ordenar a obediência, sim, mas o amor? O amor vem do coração, é produto da livre escolha. Afinal, Deus não criou o universo com base na liberdade, com todas as possibilidades do uso indevido das escolhas, precisamente porque Ele quer que todos nós O amemos e não sejamos meros autômatos?


E, por que Jesus disse que estava dando um novo mandamento? Mil e quatrocentos anos antes Deus havia dito a Israel: "Ame cada um o seu próximo como a si mesmo" (Levítico 19:18, NVI). Assim qual é o elemento de novidade na ordem de Jesus aos discípulos naquela última quinta-feira à noite?


O texto original nos ajuda a compreender as palavras de Jesus. Traduzidas literalmente, dizem: "Dou-lhes um novo mandamento, amem uns aos outros. Como Eu vos amei, assim [ou a fim de que] amem uns aos outros".


"Como eu vos amei" – aqui está a chave para entender o significado. A raiz das nossas ações é o amor de Jesus por nós. Nós amamos, disse João em sua primeira carta, "porque ele nos amou primeiro" (1 João 4:19). Amamos não somente a Deus – amamos. O poder e a influência em nossas vidas de um Cristo que nos ama tornam-nos semelhantes a Ele, por isso amamos uns aos outros.


Jesus nos amou a fim de que consigamos amar uns aos outros. Segurando a raiva e controlando a vontade, talvez possamos viver de acordo com os padrões de retidão moral. Não matamos, roubamos, estupramos, cometemos adultério, blasfemamos. Consideramo-nos bons cidadãos, cumpridores da lei. Milhares de pessoas vivem assim. Possuem elevados padrões morais e a sociedade olha admirada para elas.


Mas Deus tem um problema com essas pessoas. Exatamente por causa da sua "moralidade", exatamente por aparentarem ser tão "boas", "muitas vezes não sentem necessidade de um Salvador. Aos olhos de outros parece que está tudo bem, mas seus corações permanecem não convertidos. Elas podem fazer coisas boas, mas não conseguem amar – não até que o amante celestial as transforme. Quando experimentam o amor de Cristo, passam a amar como Ele amou.

Então aqui reside a novidade do novo mandamento – novo não no tempo, mas na demonstração.

"Como eu vos amei" – Jesus dá o exemplo e a motivação para amarmos uns aos outros.


Amor – essa é a lei do reino dos céus. As ordens de Deus não mais são consideradas difíceis, pois são recebidas por corações amorosos.

ORAÇÃO


Ó Senhor do céu, que nos ensina a amar, transforma hoje o meu coração de pedra em um coração como o Seu.


Autor: William G. Johnsson

Nenhum comentário:

Ezequiel 3 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Ezequiel 3 Comentário: Pr. Heber Toth Armí EZEQUIEL 3 – Enquanto a Palavra de Deu...