terça-feira, 16 de agosto de 2011

Maravilhoso Jesus - João 9:25

Jesus e o Cego de Nascença

Ele respondeu: “Não sei se ele é pecador ou não. Uma coisa sei: eu era cego e agora vejo!” João 9:25, NVI.

Este mendigo sem nome de Jerusalém é um dos meus personagens favoritos da Bíblia. Todo o capítulo nono do Evangelho de João narra a sua história – como Jesus o curou, e o que aconteceu depois disso. Em alguns aspectos ele tem mais problemas depois que recebe de volta a visão do que antes. Mas ele exibe um sólido senso comum que recusa curvar-se diante da farsa teológica dos profissionais religiosos de Israel.

Até mesmo os discípulos de Jesus têm perguntas acerca dele. Eles querem saber por que ele nasceu cego; o pecado havia sido dele (os rabinos ensinavam que até mesmo um feto poderia pecar!), ou de seus pais? Para eles – segundo os padrões teológicos da época – alguém deve ter pecado, pois Deus, obviamente, tinha infligido uma punição sob a forma de cegueira.

Jesus rejeita essa linha de raciocínio. Não, ele diz, nem o homem nem suas pais pecaram. A vida e a teologia são mais complexas do que vocês imaginam.

Em seguida, Jesus cura o cego. Ele cospe no chão, faz lama com a saliva, e a coloca nos olhos do homem. "Vá lavar-se no tanque de Siloé", diz ele (verso 7). O homem faz isso – e passa a enxergar! Pela primeira vez em sua vida, ele vê.

Uma história com um final feliz? Não exatamente. Nosso amigo se torna o centro de uma controvérsia teológica.

Em primeiro lugar, os fariseus não gostam de Jesus. Eles não estão dispostos a aceitar que ele seja o Messias. Este mendigo passa a ser um incômodo. Ele não deveria ser capaz de ver agora – ainda mais se foi Jesus quem supostamente o curou.

Então eles submetem o mendigo a um interrogatório tendencioso. Talvez ele não fosse realmente cego antes. Talvez este não seja o mesmo homem que costumava ficar sentado pedindo esmolas à beira da estrada.

Eles interrogam seus pais também: É este realmente o seu filho? (Sim.) Será que ele realmente nasceu cego? (Sim.) Então como ele agora consegue ver? (Não sabemos pergunte a ele Deixe-nos em paz!)

Em segundo lugar, Jesus curou este homem no sábado. Essa é a prova de que Ele não pode ser de Deus – Ele quebra o sábado.

Eles se voltam novamente para este homem em trapos – esta criatura incômoda. "Que diz você a respeito dele? Foram os seus olhos que ele abriu?” eles perguntam. “Ele é um profeta”, o homem responde (João 9:17, NVI).

Mais tarde eles o chamam novamente. “Diga a verdade. Sabemos que esse homem é pecador” disseram eles (verso 24, NIV).

Então veio sua resposta maravilhosa: "Não sei se ele é pecador ou não. Uma coisa sei: eu era cego e agora vejo!" (Verso 25, NIV).

Eles o expulsam da sinagoga – o excomungam. Mas não conseguem anular seu testemunho – "Uma coisa sei."

Será que temos um testemunho a dar?

ORAÇÃO
Senhor Jesus, quero ter uma história para contar. Aproxime-se de mim e faça algo maravilhoso em minha vida hoje.

Autor: William G. Johnsson

Nenhum comentário:

O poder das palavras

  Devocional Diário O poder das palavras Que alegria é ter a resposta adequada! Como é boa a palavra dita na hora certa! Provérbios 15:23 Jó...