sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Maravilhoso Jesus - João 4:16,17


Jesus e a Mulher Junto ao Poço


Ele lhe disse: "Vá, chame o seu marido e volte".

"Não tenho marido", respondeu ela. Disse-lhe Jesus: "Você falou corretamente, dizendo que não tem marido. João 4:16, 17, NVI.


Se você tivesse sugerido aos membros do Sinédrio, colegas de Nicodemos, que uma mulher samaritana, analfabeta e com a reputação de ter se envolvido com vários homens, seria uma candidata mais provável ao reino dos céus do que eles, eles teriam se levantado horrorizados, rasgado as suas vestes em sinal de indignação, e o teriam excomungado.


Veja-a junto ao poço. Uma figura solitária e trágica. Não participa nem mesmo do bate-papo das mulheres que vinham buscar água. Usa uma letra escarlate. Vem buscar água quando ninguém está por perto para ridicularizá-la, para lançar olhares de reprovação em sua direção.

Ela veio (ver João 4:7).


Natanael veio, trazido por Filipe.


Maria veio, ansiosa para que Jesus agisse.


Nicodemos veio, curioso acerca do Mestre da Galiléia.


Com Natanael, Jesus podia falar sobre o lugar da oração secreta – a figueira, com Maria, sobre sua missão; com Nicodemos, sobre a natureza da verdade espiritual.


Mas o que Ele poderia dizer a esta mulher samaritana? O mundo dela se resumia a buscar água depois de uma noite de aventuras sexuais. Ela não sabe nada acerca de oração, milagres, ou escritos sagrados.


Então Jesus fala com ela sobre água e sexo sem compromisso.


É fácil esquecer – nós que nascemos e crescemos na igreja – que o mundo todo pertence a Deus. Transportar água não é menos digno do que ensinar hebraico.


As relações sexuais não são más por si mesmas. O mundo sensorial, com suas emoções, criatividade e experiências também é o mundo de Deus.


Para os homens da religião a mulher junto ao poço teria parecido superficial e sensual. Para Jesus, ela era tão filha de Deus como Nicodemos ou Natanael.


Jesus falou com ela sobre o mundo que ela conhecia – água e sexo sem compromisso. No final da conversa só o cântaro da mulher permaneceu ao lado do poço. A mulher estava na aldeia, não mais envergonhada de encontrar pessoas, dizendo-lhes: "Venham ver um homem que me disse tudo o que tenho feito. Será que ele não é o Cristo?" (Verso 29, NIV).


Em um dia – em apenas algumas horas – a mulher junto ao poço encontrou água viva, a satisfação de anseios profundos, e cura para a sua solidão.


Levou anos para Nicodemos chegar a esse ponto.


ORAÇÃO


Senhor do mundo e de tudo o que nele há, faça com que eu experimente a alegria suprema de te conhecer e te servir.

Nenhum comentário:

Ezequiel 3 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Ezequiel 3 Comentário: Pr. Heber Toth Armí EZEQUIEL 3 – Enquanto a Palavra de Deu...