quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Maravilhoso Jesus - João 2:4


Jesus e Sua Mãe

Mas Jesus lhe disse: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora. João 2:4. ARA.

A resposta de Jesus a Maria fere nossos ouvidos. Utilizar a palavra "Mulher" em vez de "Mãe", não é comum para nós. E a frase "que tenho eu contigo?" soa como se Ele não estivesse interessado nela ou no problema dela.


Em realidade, as palavras de Jesus não representavam nenhum desrespeito para com Maria. Observe como algumas traduções modernas da Bíblia procuram expressar o significado das palavras de Cristo.

New International Version – “Querida mulher, porque você me envolve?”


Nova Versão Internacional (brasileira) – "Que temos nós em comum, mulher?"


Phillips – "Essa preocupação é sua, ou minha, mãe?"


The New English Bible – "Sua preocupação, mãe, não é minha.”


"Essa resposta, abrupta como nos possa parecer, não exprimia frieza nem descortesia”, escreve Ellen White. "A maneira de o Salvador Se dirigir a Sua mãe, estava em harmonia com os costumes orientais. Era empregada para com pessoas a quem se desejava mostrar respeito. Todo ato da vida terrestre de Cristo estava em harmonia com o preceito dado por Ele próprio: "Honra a teu pai e a tua mãe". Êxodo. 20:12. Na cruz, em Seu derradeiro ato de ternura para com Sua mãe, Jesus dirigiu-Se a ela da mesma maneira, ao confiá-la ao cuidado do mais amado discípulo. Tanto na festa nupcial como ao pé da cruz, o amor expresso no tom, no olhar e na maneira, era o intérprete de Sua palavras” (O Desejado de Todas as Nações, p. 146).

Maria e Jesus – duas personalidades dignas de serem estudadas! Maria, cheia de graça, que confiava na palavra do Senhor, entregando-se sem duvidar para ser sua serva, a mãe do Messias de Israel. Maria, guardando em seu coração as palavras e a vida do filho em crescimento, refletindo sobre que tipo de Menino Ele era, e no que poderia se tornar.


E agora Maria está interessada na reputação de Jesus, assim como qualquer mãe estaria. Maria tinha ouvido falar do Seu batismo na Judéia; ela vê o brilho nos olhos dos jovens seguidores que se juntaram a Seu ministério itinerante; ela sente que o tempo do Seu reconhecimento por Israel como seu libertador está próximo.


Então, ela vem até Jesus, incentivando-o a agir. O vinho da festa de casamento havia acabado – uma grande desonra para o anfitrião – e ela diz: "Eles não têm mais vinho" (João 2:3, NVI). Ela não lhe diz o que fazer, mas dá a entender. Nas palavras de Maria há apenas um lembrete do tipo mamãe-sabe-o-que-está-dizendo, um lampejo dos anos em que ela havia embalado Jesus nos braços.


A resposta de Jesus, cortês, mas firme, lembrou Maria que Ele, e não ela, deve estabelecer o curso da Sua missão. "‘Querida mulher, porque você me envolve?’" Jesus respondeu: "A minha hora ainda não chegou" (versículo 4, NVI), Não se preocupe – eu tenho tudo sob controle. Pode deixar sob meus cuidados – no tempo certo eu agirei.


E Maria deixou tudo aos cuidados dele realmente. "Façam tudo o que ele lhes mandar", ela instruiu os servos (verso 5, NVI). O conselho dela para Jesus foi dado na forma mais suave; o lembrete de Jesus também foi gentil. Gentil – mas suficiente.


Que relacionamento admirável – em que apenas um lembrete foi suficiente para acertar as coisas! Nenhum ressentimento, nenhuma irritação, nenhuma linguagem forte; apenas algumas palavras ditas em amor, entre dois corações em sintonia.

ORAÇÃO


Ó Senhor, que eu viva hoje tão perto de Ti que aceite a mais suave correção do Teu Espírito.

Autor: William G. Johnsson


3 comentários:

Unknown disse...

Eliana, gosto muito de visitar seu blog, me edifica as suas meditações,... ficou muito melhor com a rádio parabéns! Que Deus continue ti abençoando ainda mais beijos!

Eliana Aderne disse...

Agradeço a você Deusemar e a todos os que visitam e seguem esse blog. Que o Senhor nosso Deus possa continuar nos abençoando e nos edificando na sua Palavra.
Um abraço fraternal para todos.
Eliana Aderne

Unknown disse...

Melhor explicação q já vi . Parabéns. Deus te abençoe.

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...