quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Maravilhoso Jesus - João 1:5


Acenda uma Vela


A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram. João 1:5, NVI.


Fora da cidade de Bombaim, na Índia, vi uma frase escrita em letras garrafais: "É melhor acender uma vela do que amaldiçoar a escuridão".


Funcionários dirigindo-se para a rotina diária em algum escritório sombrio viram a mesma frase. Delinquentes vagando pela rua a viram.

Pessoas da área rural, rumando para Bombaim com a esperança de encontrarem trabalho e vida nova na metrópole, a viram.


Há muito a amaldiçoar. Há muita coisa ruim para se dizer acerca de Bombaim. Bombaim, apesar de todo o brilho do seu comércio, é uma cidade em trevas.


Muitas vozes amaldiçoam a escuridão existente na sociedade. Eles dão vazão à crescente frustração com os problemas de inflação, criminalidade nas ruas, falta de respeito para as instituições sociais estabelecidas. Frustração, medo, perplexidade, raiva – isto é o que essas vozes proclamam à medida que amaldiçoam a escuridão.


Muitas vozes amaldiçoam a escuridão que tem existido na igreja. Para a igreja esta é a sua melhor fase – e a pior fase. A Igreja é um grande negócio. Rica e cheia de propriedades, "não quer nada diferente". Mais e mais seus ministros tornam-se gestores de altas finanças, além de (ou em detrimento de) pregadores do simples evangelho de Jesus Cristo. E assim a melhor fase torna-se a pior fase. Como um agente de força moral na sociedade, e uma entidade procurada por homens e mulheres como uma fonte de orientação e inspiração, a igreja parece estar perdendo o seu poder a cada dia que passa.


Há muita coisa a amaldiçoar. O que faremos? Iremos nos unir aqueles que denunciam a degeneração da nossa sociedade e a enfermidade crônica do cristianismo organizado?


É melhor acender uma vela do que amaldiçoar a escuridão.


Vamos rastejar para o fundo da nossa caverna e esperar que um "milagre" aconteça? Vamos colecionar manchetes de desastres, murmurando: "Era de se esperar! Era de se esperar!"


Não! É melhor acender uma vela do que amaldiçoar a escuridão. É melhor levantar-se da caverna e dirigir-se para o meio do povo – sair de perto da fogueira do acampamento e mergulhar na escuridão.


Quando Mahatma Gandhi, o pai da Índia moderna, morreu alvejado pelos disparos de um hindu fanático, um quebrantado primeiro ministro Pandit Nehru disse a uma nação quebrantada, "A luz se apagou!"


Não somos Mahatma Gandhi. Mas somos homens e mulheres. Velhos ou jovens, temos uma vela para queimar – uma vela que dura a vida toda. Não duvidemos do poder que temos para mudar o mundo!


Uma vela solitária derrota as trevas. Uma vida solitária, iluminada pelo amor, é irresistível.

ORAÇÃO


Senhor das luzes, lembra-me do privilégio que tenho em Te conhecer e Te seguir. Que o meu foco hoje esteja no bem que posso fazer guiado por Teu Espírito.


Autor: William G. Johnsson

Nenhum comentário:

Ezequiel 3 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Ezequiel 3 Comentário: Pr. Heber Toth Armí EZEQUIEL 3 – Enquanto a Palavra de Deu...