terça-feira, 9 de agosto de 2011

Maravilhoso Jesus - João 1:48


Jesus e Natanael

Perguntou Natanael: “De onde me conheces?” Jesus respondeu:

“Eu o vi quando você ainda estava debaixo da figueira, antes de Filipe o chamar". João 1:48, NVI



Jesus adaptava sua abordagem e método para cada pessoa que conhecia.

Ele lia o coração e dirigia a conversa na direção mais favorável a fim de obter a confiança e a aceitação.

Aqui estava Natanael, uma pessoa da espiritualidade incomum. Embora nutrisse preconceito contra os habitantes da vizinha Nazaré (ele era de Caná), ele procurava a justiça de Deus. Quando Jesus o viu se aproximando, fez um brilhante elogio: "Aí está um verdadeiro israelita, em quem não há falsidade" (Versículo 47, NVI). Jesus reconheceu em Natanael algo mais importante do que o sangue de Abraão – um coração dedicado a Deus, um coração puro em suas afeições.


Como Jesus poderia trazer essa pessoa sincera a um conhecimento salvador de Si mesmo e de Sua obra? Referindo-se imediatamente a um lugar muito precioso para Natanael – a figueira. Aquele era a lugar das orações secretas de Natanael, o retiro onde ele derramava a sua alma em profundo anseio pelo Messias e Seu reino.


Foi o suficiente! Natanael lançou fora o preconceito e aceitou a Jesus de Nazaré; "Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel!" (verso. 49, NVI).


Se Jesus quisesse se revelar a você ou a mim hoje, faria referência a nossa "figueira"? Por acaso temos a nossa "figueira"?

O que é mais precioso para nós, a figueira ou a TV?


Ao percorrermos o Evangelho de João, iremos observar vários relatos de pessoas que encontraram a Jesus. Nenhum outro é tão curto como este. Alguns relatos envolvem longas conversas, e mesmo assim, sem uma clara decisão a favor de Jesus.


Mas Natanael vivia perto de Deus. Ele não ficava fazendo orações nas esquinas das ruas para aparecer, nem fazia recitações públicas na sinagoga. Ele buscava a Deus em segredo, debaixo da figueira. Aqueles momentos de comunhão tranqüila mudaram Natanael, moldando-o segundo a semelhança divina, preparando-o para aceitar a revelação do Messias.


Deus está procurando Natanaéis hoje! A igreja precisa de Natanaéis. O mundo precisa de Natanaéis! Pois os Natanaéis são as pessoas mais dispostas a aceitar a mensagem de Deus.

ORAÇÃO


Salvador Jesus, conduza-me a momentos de felicidade na tua presença naquele lugar tranqüilo que representa a minha “figueira”.


Autor: William G. Johnsson


Um comentário:

Rita disse...

Obrigada por essa palavra ❤️

Amor, ordem e redenção

  Devocional Diário Amor, ordem e redenção Embora andemos na carne, não lutamos segundo a carne. 2 Coríntios 10:3 “O amor como princípio, a ...