sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Maravilhoso Jesus - João 12:32

O Amor Conquista Tudo


Mas eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim. João 12:32, NVI.


A escola de ensino médio em que eu estudei tinha como lema "Labor Omnia Vincit" – o trabalho conquista tudo. Pela quantidade das tarefas de casa passadas para os alunos, com certeza os professores acreditavam nesse lema!


Tempos depois eu próprio me tornei um professor no “Spicer Memorial College”, na Índia. Ali, o lema era "Amor Vincit Omnia" – o amor consquista tudo. Este segundo lema está correto, não o primeiro.


Como Deus vence o mal? Não com o mal, mas com o amor. Como Deus vence a força? Não pela força, mas pelo amor. E Seu amor vai triunfar finalmente.


O apóstolo Paulo certamente concordaria. Suas palavras mais famosas são um hino ao amor - 1 Coríntios 13.


É um hino com quatro estrofes. A primeira estrofe salienta o seguinte – o amor é maior do que tudo.


"Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine. Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, se não tiver amor, nada serei. Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me valerá". (1 Cor. 13:1-3 , NVI).


O amor é maior do que o dinheiro. Maior do que carros e roupas. Maior do que a educação. Maior do que o trabalho. Maior do que a beleza.


A segunda estrofe descreve como o amor é. "O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta".


Isto conduz Paulo a estrofe 3 - o amor nunca falha. Tudo o mais falha. Só o amor permanece – e permanece para sempre. Existe beleza? Desaparecerá. Existe riqueza? Diminuirá com a inflação. Existe um dom espiritual? Deixará de ser necessário. Há conhecimento? Será engolido pela verdade.


Mas o amor permanecerá.


E então vem a estrofe 4 – O apelo de Paulo a favor do amor: "Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino. Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido. Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor". (1 Coríntios 13:11-15, NVI).


Os cristãos observaram acertadamente que em todos os lugares em que Paulo menciona "amor", neste capítulo, poderíamos substituir por Jesus. Porque Jesus é o amor personificado.


Aquele que lá no Calvário foi erguido numa cruz atrai o mundo para Si. Ele vence o mal pela atratividade do Seu amor.


ORAÇÃO


Incomparavelmente belo salvador. A certeza de que sou muito amado por Ti me tranqüiliza e me motiva. Quero espalhar hoje a fragrância do Teu amor.



Autor: William G. Johnsson

Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...