terça-feira, 5 de julho de 2011

Maravilhoso Jesus - Lucas 8:1-3


As Esquecidas Mulheres da Galiléia

Depois disso Jesus ia passando pelas cidades e povoados proclamando as boas novas do Reino de Deus. Os Doze estavam com ele, e também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e doenças: Maria, chamada Madalena, de quem haviam saído sete demônios; Joana, mulher de Cuza, administrador da casa de Herodes; Susana e muitas outras. Essas mulheres ajudavam a sustentá-los com os seus bens. Lucas 8:1-3, NVI.

Esta é uma passagem surpreendente. Abre uma janela para o ministério itinerante de Jesus.

1. Jesus teve discípulas, que viajavam com ele.
As pinturas e filmes de Jesus na Galiléia são inexatos. Vemos Jesus caminhando ao longo da estrada, acompanhado por Pedro, Tiago, João e os outros nove apóstolos. Mas Lucas diz-nos que havia mulheres no grupo. Ele cita três – Maria Madalena, Joana e Susana – e diz que havia "muitas outras".
O que os líderes judeus acharam desse esquema? Os rabinos devem ter ficado chocados, pois viam as mulheres como uma tentação.

2. Entre as mulheres que acompanhavam a Jesus havia pessoas notáveis.
Lucas menciona Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes. Aparentemente, Susana, igualmente indicada na lista, tenha sido outra pessoa de destaque pois ela também foi mencionada separadamente das "muitas outras".

3. Essas mulheres que viajavam com Jesus possuíam riquezas.
Elas "ajudavam a sustentá-los com os seus bens”, isto é, ajudavam a financiar o ministério de Jesus e dos apóstolos.

Assim, ao mesmo tempo que Jesus era um homem pobre de uma cidade infame, Ele atraiu mulheres de status social e riqueza, e admitiu-as no círculo de seus colaboradores.

E essas mulheres "ajudavam a sustentá-los com os seus bens." Talvez tenhamos pensado que os deveres delas eram mais ligados a preparar e servir o alimento a Jesus e aos doze, mas esse não é o significado do texto. As mulheres que acompanhavam a Jesus providenciavam os recursos financeiros para o ministério de Jesus na Galiléia.

As mulheres da Galiléia. Tão importantes para a obra de Jesus, mas tão facilmente esquecidas! Sendo que a igreja após o tempo dos apóstolos tornou-se cada vez mais centrada em um sacerdócio, que era do sexo masculino, o papel original das mulheres foi esquecido.

Encontramos mais uma referência a essas mulheres – na cruz. "Entretanto, todos os conhecidos de Jesus e as mulheres que o tinham seguido desde a Galiléia permaneceram a contemplar de longe estas coisas." (Lucas 23:49). Elas permaneceram próximas de Jesus, não só nos dias de aclamação na Galiléia, mas também na amargura do Calvário.

ORAÇÃO

Querido Jesus. Obrigado pelas mulheres que tem contribuído para a tua causa com suas habilidades e recursos financeiros. Ajuda-me a apoiar as mulheres e homens que realizam um trabalho notável.

Autor: William G. Johnsson

Nenhum comentário:

Ezequiel 3 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Ezequiel 3 Comentário: Pr. Heber Toth Armí EZEQUIEL 3 – Enquanto a Palavra de Deu...