quarta-feira, 6 de julho de 2011

Maravilhoso Jesus - Lucas 2:36-37


Jesus e os Idosos

Estava ali a profetisa Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era muito idosa; tinha vivido com seu marido sete anos depois de se casar e então permanecera viúva até a idade de oitenta e quatro anos. Nunca deixava o templo: adorava a Deus jejuando e orando dia e noite. Lucas 2:36, 37, NVI.

É bom ver Lucas concedendo um espaço em seu Evangelho para pessoas com idade avançada. Só ele menciona vários cidadãos idosos com os quais Jesus se relacionou. Depois do que já vimos acerca da sensibilidade de Lucas para com todas as classes de pessoas, o seu interesse para com os idosos não nos surpreende.

Ana, a personagem central do nosso texto de hoje, era uma mulher avançada em anos. O texto pode ser entendido de duas maneiras: ou Ana tinha 84 anos, quando ela viu o menino Jesus ou ela tinha permanecido viúva por 84 anos, o que significaria ela possuir mais de 100 anos - uma idade extraordinária para aqueles tempos.

Independentemente de ter 84 ou mais de 100 anos, a profetiza Ana ficava o tempo todo no templo adorando, orando e jejuando. Com entendimento vindo do céu, ela reconheceu no filho de Maria o Libertador da nação, a Estrela da esperança de Israel. A idade não tinha enfraquecido suas faculdades ou embotado suas percepções espirituais.

Lucas menciona Simeão, no mesmo capítulo. Ele não nos diz sua idade, mas observa que este homem temente a Deus, cheios do Espírito Santo, havia sido avisado pelo Senhor de que veria o Messias antes de morrer (Lucas 22,562). Depois que ele viu e reconheceu o menino Jesus como a tão esperada Luz de Israel, ele disse: "Agora podes despedir em paz o teu servo." (v. 29, NVI).

Agora estava pronto para morrer.

Aparentemente, ele também era bem vivido.

Em outros lugares Lucas relata incidentes que sugerem o envolvimento de Jesus com os idosos. Ele mostra a compaixão do Mestre para com uma mulher que havia estado aleijada, totalmente curvada, por 18 anos. Jesus colocou Suas mãos sobre ela, e disse: "Mulher, você está livre da sua doença" (Lucas 13:12, NVI). E imediatamente ela se endireitou e louvou a Deus.

Nunca as pessoas do Ocidente tiveram tanta necessidade de compartilhar o amor de Cristo com os idosos. Em gerações anteriores os idosos eram cuidados em casa. A família estendida os rodeava com amor e boa vontade e sua luz lentamente diminuía num clima de dignidade e paz.

Hoje, entretanto, muitos idosos passam os dias sozinhos em uma existência vazia em frente à TV. A medicina moderna sustenta a vida mesmo que a mente tenha atrofiado. Muitos idosos hoje são apenas caricaturas, sombras dos homens e mulheres que já foram, desprovidos de dignidade.

Jesus os ama. Ele os vê como eram e como serão na manhã da ressurreição.


Devemos vê-los com o mesmo olhar.
ORAÇÃO

Jesus compassivo. Dá-me sensibilidade para compreender e apoiar aqueles que precisam de mim, especialmente os idosos.

Autor: William G. Johnsson

Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...