quinta-feira, 7 de julho de 2011

Maravilhoso Jesus - Lucas 19:3


Salvação Curta

Ele queria ver quem era Jesus, mas, sendo de pequena estatura, não o conseguia, por causa da multidão. Lucas 19:3, NIV

A última discriminação que resta para ser removida é a estatura, diz um artigo do Washington Post. O escritor afirma que as estatísticas comprovam o seu argumento – nas eleições presidenciais dos Estados Unidos durante os últimos 40 anos, o candidato mais alta ganhou quase todas as vezes!

Quando você é do sexo masculino e possui 12 anos, um centímetro parece ser um quilometro. O que os meninos que estão se esforçando para fazer parte do time de futebol mais desejam é um estirão no crescimento, especialmente com as meninas da idade deles lhes olhando, literalmente, de cima para baixo.

Lembro-me de nosso próprio filho e filha – as marcas de lápis na moldura da porta, o livro sobre a cabeça para garantir uma medida precisa, as discussões a respeito de quem havia crescido mais, cada um se esticando mais para obter uma melhor marca.

Zaqueu era um homem de pequeno. Não apenas pequeno na estatura, mas mesquinho, de mente curta. Ele era um trapaceiro, um espertalhão. Ele compensou a sua falta de altura pela busca de poder, mais e mais poder. Até que vaio a se tornar o chefe dos cobradores de impostos de Jericó. Isso fez dele um dos cidadãos mais ricos, embora temido e odiado.

Zaqueu era empreendedor. Ele aprendeu bem o que é preciso para se dar bem no mundo, o que é necessário fazer para chegar ao topo. Ele sabia se defender e fez isso muito bem.

Agora, ele queria ver a Jesus. Ele ouvira falar do Mestre do norte, mas nunca o tinha encontrado pessoalmente. Mas naquele dia Jesus estava passando por Jericó. Como sempre as multidões se aglomeravam ao redor dele. Pobre Zaqueu – não conseguia olhar por cima da multidão e não tinha como passar por meio deles, ninguém estava disposto a deixá-lo passar. Mas não se preocupe: a sua esperteza logo apareceu, e correndo na frente, subiu numa figueira brava ao longo do caminho. Ele teria a melhor vista da cidade – mesmo que não combinasse muito com sua posição social.

Mas os acontecimentos tomaram um rumo que acabaram com esse esquema cuidadosamente elaborado. O encontro com Jesus, o pedido do Mestre para ficar na casa dele, o seu rápido consentimento, a confissão de sua desonestidade, a sua promessa de devolver quadruplicadamente o que havia obtido fraudulentamente – tudo aconteceu tão rápido.

E o resultado foi: "Hoje houve salvação nesta casa! Porque este homem também é filho de Abraão" (Lucas 19, 9, NVI).

Todos somos Zaqueus. Mas quando Jesus nos encontra, crescemos à estatura de filhos e filhas do rei.

ORAÇÃO

Senhor, tu conheces os motivos que me levam a agir. Conceda-me disposição para colocar toda a minha vida em harmonia com a tua vontade.

Autor: William G. Johnsson

Nenhum comentário:

Reconheça e confie

  Devocional Diário Reconheça e confie Então o homem disse: “A mulher que me deste para estar comigo, ela me deu da árvore, e eu comi.” Gêne...