quarta-feira, 20 de julho de 2011

Maravilhoso Jesus - Lucas 13:6-9


Três Anos de Graça

Então contou esta parábola: Um homem tinha uma figueira plantada em sua vinha. Foi procurar fruto nela, e não achou nenhum. Por isso disse ao que cuidava da vinha: “Já faz três anos que venho procurar fruto nesta figueira e não acho. Corte-a! Por que deixá-la inutilizar a terra?” Respondeu o homem: “Senhor, deixe-a por mais um ano, e eu cavarei ao redor dela e a adubarei. Se der fruto no ano que vem, muito bem! Se não, corte-a”. Lucas 13:6-9, NVI.

Esta pequena parábola, encontrada somente no Evangelho de Lucas, comumente não é notada.Você já ouviu um sermão sobre ela, ou já leu um artigo sobre ela?

O contexto lança luz sobre o que Jesus queria dizer. Nos versos imediatamente anteriores, Ele comentou sobre a morte sangrenta dos Galileus mortos por Pilatos. Este massacre específico não é mencionado pelos historiadores, mas eles mencionam outros massacres ordenados pelo governador romano.

Aparentemente, os judeus tinham chegado a conclusão que os infelizes Galileus, por serem pessoas muito más, tinham sofrido um julgamento divino. Jesus rejeitou essa linha de pensamento, "Eu lhes digo que não! Mas se não se arrependerem, todos vocês também perecerão." (verso 3).

Jesus então contou a parábola da figueira estéril. Suas palavras tinham tudo a ver com a nação de Israel. Apesar de seus inúmeros privilégios, especialmente pelo fato de que o Messias tinha estado entre eles por três anos, eles falharam em dar frutos para Deus. Três anos de graça! Mas que haviam sido desperdiçados.

Nós também estamos representados nessa parábola. Não apontemos o dedo para os judeus.

Graça! Quão maravilhosa! Vivemos na graça; é o ar em torno de nós. A vida nos é dada; é um presente. Deus e Seu universo estão do nosso lado. O mundo é bom, não mau. A graça nos levantou quando caímos e nossos joelhos se esfolaram. A graça nos trouxe, até aqui.

Três anos de graça! Favores sobre favores. "Graça sobre graça", diz o apóstolo João (João 1:16, NVI). As misericórdias de Deus não falham; novas a cada manhã, elas nos sustentam.

Mas o que estes anos de graça trouxeram? Nós não permanecemos do mesmo modo, os eventos da vida, os anos de graça, nos mudam. Estamos escrevendo o nosso futuro a cada dia, escrevendo-o na rocha com caneta de ferro. Ou estamos crescendo mais e mais a semelhança da imagem divina, ou estamos desfigurando essa imagem cada vez mais terrivelmente. "O coração que não atende aos convites divinos se endurece até tornar-se insensível à influência do Espírito Santo" (Parábolas de Jesus, p. 218).

Autor: William G. Johnsson

Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...