segunda-feira, 20 de junho de 2011

Maravilhoso Jesus - Marcos 8:24


Homens Andando como Árvores

Ele levantou os olhos e disse: “Vejo pessoas; elas parecem árvores andando”. Marcos 8:24, NVI.

Sob qualquer ponto de vista este é um milagre estranho. Jesus chegou a Betsaida, uma pequena cidade no lago da Galiléia, casa de Filipe, André e Pedro (João 1:44).

Algumas pessoas trazem um cego a Jesus, e lhe imploram que toque nele. Jesus toma o cego pela mão e leva-o para fora da aldeia. Ele cospe nos olhos do homem e coloca as mãos sobre ele.

Até agora, a história segue um padrão previsível. Marcos não nos diz por que Jesus não curou o homem na própria cidade de Betsaida, mas presumivelmente estava tentando evitar a aclamação popular que seus milagres acabavam por incentivar. O fato dEle cuspir nos olhos do homem também não foi algo incomum;Ele agiu de forma semelhante em pelo menos duas outras ocasiões (Marcos 7:33, João 9:6), a utilização de um meio físico visava o fortalecimento da fé.

Agora, entretanto, encontramos duas diferenças surpreendentes. Depois que Jesus tocou o homem, Ele lhe pergunta se consegue ver alguma coisa. Esta é uma "excessão" entre os muitos milagres de Jesus. Em qualquer outro lugar Jesus simplesmente ordena e a cura segue-se imediatamente.

Além disso, o homem não está totalmente curado! Ele olha para cima e vê vagas formas de pessoas, mas elas estão desfocadas, parecem-se como árvores. O milagre tinha ficado incompleto, como um pão assado pela metade.

Mais uma vez Jesus coloca as mãos sobre os olhos do homem. Jesus não lhe pede nada. Agora a visão do homem é totalmente restaurada.

Que lição podemos tirar deste milagre de dois estágios, único entre as histórias do Evangelho? Jesus não teve poder suficiente na primeira vez? Será que o próprio Jesus dúvidou (depois da primeira tentativa) que a cura tinha sido bem sucedida?

Ou poderia a explicação ser exatamente o oposto - que a falta de fé do cego tenha dificultado a livre manifestação do poder curador de Jesus? Vemos aqui uma pessoa que duvida, mas cuja fé progride com o desenrolar dos acontecimentos. Ao contrário de outros, ele não clama por Jesus - alguém o traz. Ao contrário de outras vezes, Jesus não pronuncia a palavra de cura no local - Ele o leva para um lugar separado e em seguida, coloca as mãos sobre os olhos do cego. O Mestre está lidando cuidadosamente com ele, não repreendendo-o, mas orientando-o da dúvida para a fé e da escuridão para a luz.

Você também vê homens andando como árvores? Às vezes eu vejo. Eu acredito em Jesus, professo segui-Lo, prego e escrevo sobre Ele. Mas às vezes a minha confiança é fraca e acabo por bloquear a transmissão do Seu poder. Mas Ele me toma pela mão, trata delicadamente comigo, e conduz-me até a fé e a luz.

ORAÇÃO

Mestre compassivo. Trate-me assim como lidaste com aquele homem de pouca fé. Delicadamente me conduza, hoje, a experiências que aumentem o meu amor por Ti.
.
Autor: William G. Johnsson

2 comentários:

Unknown disse...

Esta meditação foi muito especial para mim. Obrigada.

Unknown disse...

Gostei

O poder das palavras

  Devocional Diário O poder das palavras Que alegria é ter a resposta adequada! Como é boa a palavra dita na hora certa! Provérbios 15:23 Jó...