domingo, 26 de junho de 2011

Maravilhoso Jesus - Marcos 7:20


O Puro e o Impuro

E continuou: O que sai do homem é que o torna impuro. Marcos 7:20, NVI.

Os fariseus eram fanáticos por limpeza. Para eles, a limpeza não era apenas parte da piedade – era a piedade.

Marcos nos fala de seus escrúpulos no capítulo 7, versículos 1-4. Quando eles chegavam do mercado, não tocavam em nenhuma comida, a menos que primeiro passassem por uma lavagem cerimonial. A tradição exigia uma série de detalhes: "A lavagem aqui referida era estritamente ritualística, e não sanitária. É dito que este rito consistia em derramar uma pequena quantidade de água sobre os dedos e a palma, primeiro de uma mão e depois da outra, com a mão inclinada de tal maneira que a água corresse da palma para o pulso, mas não além deste (cuidando o tempo todo para que a água não escorresse de volta para a palma), e depois alternadamente esfregando uma mão com a palma da outra mão. A quantidade mínima de água prescrita era a que pudesse caber em uma casca e meia de ovo "(SDA Bible Commentary, vol. 5, p. 622).

Não admira que Jesus tenha protestado contra tal banalização da religião. Ele se recusou a obedecer às tradicionais leis de purificação, e também encorajou seus discípulos a ignorá-las. Quando os fariseus e os advogados acusaram os discípulos de transgredirem a lei, Jesus respondeu: "Vocês negligenciam os mandamentos de Deus e se apegam às tradições dos homens" (versículo 8, NVI).

Mais tarde, Jesus explicou a verdadeira diferença entre o puro e o impuro: "O que sai do homem é que o torna impuro. Pois do interior do coração dos homens vêm os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os roubos, os homicídios, os adultérios, as cobiças..."(versos 20-22, NVI).

É claro que as pessoas hoje não cairiam num pensamento tão distorcido, como esse dos fariseus. Ou cairiam?
Os americanos têm uma paixão por limpeza. O banheiro se tornou a principal atração das novas casas – grandes, elaborados, caros (podem vir equipados com TV, telefone e outros aparatos eletrônicos!). Gastamos anualmente bilhões em shampoos, loções, perfumes, desodorantes, pós e cremes desenvolvidos para fazerem com que nos sintamos limpos e pareçamos limpos aos olhos de outros. Desprezamos "o colarinho sujo" e qualquer resquicio de odor corporal.

Mas de dentro do nosso corpo ensaboado e lavado saem as mesmas coisas que Jesus repreendeu na fariseus. Uma boca bonita, limpa, escovada e enxaguada, profere palavras de ódio, orgulho, egoísmo e imoralidade.

Que bom se dedicássemos tanto tempo a limpeza do homem interior, como dedicamos ao exterior!

ORAÇÃO

Senhor. Reconheço que meus pensamentos e motivos são impuros. Purifica o meu interior para que eu possa refletir a beleza do Seu caráter.

Autor: William G. Johnsson

Nenhum comentário:

Uma pitada de sal

  Devocional Diário Uma pitada de sal Que a palavra dita por vocês seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibam como devem resp...