quinta-feira, 2 de junho de 2011

Maravilhoso Jesus - Marcos 1:41


Limpeza da Contaminação

Cheio de compaixão, Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: “Quero. Seja purificado!” Marcos 1:41, NVI.

Jesus quebrou a lei. Ao tocar o leproso, contaminou a si próprio – a lei exigia que Ele lavasse as suas vestes e se banhasse com água; Ele ficaria imundo até a tarde (Lv 15:7). Embora Jesus tivesse ordenado ao leproso recém curado que oferecesse os sacrifícios necessários para a sua purificação (ver Levíticos 14:1-52), Ele desconsiderou as mesmas exigências da lei.

Esta não foi a única vez que Jesus violou a lei cerimonial. Quando estava a caminho de casa de Jairo, uma mulher com um problema de sangramento veio por trás dele, no meio da multidão, e O tocou (Marcos 5:22-29). Devido ao seu sangramento, de acordo com a lei levítica, ela estava imunda e ao tocar em Jesus ela fez com que Ele também se tornasse imundo. Mas, como antes, Jesus ignorou as exigências da lei.

Isto também se aplicava a um homem que tivesse tido uma polução noturna, ou a uma mulher que tivesse dado à luz recentemente. Em nenhum lugar do Novo Testamento encontramos a revogação das leis cerimoniais, mas os cristãos não as observam. Por quê?

Alguma vez você já se perguntou por que nós, como cristãos, não precisamos mais seguir a essas leis acerca de contaminação e purificação? De acordo com aquelas leis, qualquer mulher que estivesse menstruada deveria ser separada da congregação – ela não deveria ir à igreja!

Por causa de Jesus. Ele é o único totalmente puro, o único em cuja presença a contaminação desaparece e a morte foge. Ele pode tocar o leproso ou a mulher com a hemorragia e não se contaminar, pois é o autor das leis do Antigo Testamento e também seu cumprimento.

A contaminação ainda é um problema para nós. Não a contaminação cerimonial associada à menstruação, ao parto ou a um sangramento. Nosso problema é bem pior. Estamos contaminados moralmente. Estamos manchados e poluídos em nossa mente, desejos e motivações.

Mas Jesus oferece purificação. "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça" (1 João 1:9).

“Ao colocar a mão sobre o leproso, Jesus não sofreu nenhuma contaminação. Seu contato comunicou poder vitalizante. A lepra foi purificada. O mesmo se dá quanto à lepra do pecado - profundamente arraigada, mortal e impossível de ser purificada por poder humano. ... Quem quer que caia de joelhos aos Seus pés, dizendo com fé: "Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo", ouvirá a resposta: ‘Quero: sê limpo.’ (Mateus 8:2 e 3)” (Ellen White, O Desejado de Todas as Nações, p. 266).

ORAÇÃO

Senhor. Hoje me achego à Ti suplicando: limpa-me, purifica-me, renova-me à Tua semelhança.

Autor: William G. Johnsson

Nenhum comentário:

Roubos permitidos

  Devocional Diário Roubos permitidos Não furtarás. Êxodo 20:15, ARA Existem roubos e roubos. Roubos muito alardeados, como o de Albert Spag...