segunda-feira, 23 de maio de 2011

Maravilhoso Jesus - Mateus 17:27


O Imposto do Templo


Mas, para não escandalizá-los, vá ao mar e jogue o anzol. Tire o primeiro peixe que você pegar, abra-lhe a boca, e você encontrará uma moeda de quatro dracmas. Pegue-a e entregue-a a eles, para pagar o meu imposto e o seu. Mateus 17:27


No tempo de Jesus, todo judeu devia pagar um imposto anual de duas dracmas para o sustento do Templo. Quando Jesus e os discípulos chegaram um dia a Cafarnaum os cobradores de impostos perguntaram a Pedro: "O seu mestre não paga o imposto do templo?"


"Sim. Ele paga," respondeu Pedro rapidamente, a fim de defender Jesus contra qualquer acusação.


Mais uma vez Pedro falou antes de pensar. Mais tarde, Jesus explicou que, de fato, Ele estava isento do imposto. Ele era maior do que o templo (Mateus 12:6). Ele era Aquele a quem todos os serviços do templo apontavam.

No entanto, a fim de evitar qualquer ofensa, Jesus disse a Pedro para pagar o imposto. O primeiro peixe que ele pescasse no lago teria uma moeda de quatro dracmas em sua boca. Suficiente para o pagamento do imposto de ambos, Jesus e Pedro.


Embora Jesus estivesse com a razão, optou por não entrar no mérito da questão. Ele não sentia necessidade de provar que tinha razão em todas as situações da vida. Ele reservou suas energias para aquilo que realmente valia a pena. Entretanto, pelo que era importante ele esteve disposto a ir até a morte.


"Que lição esta experiência traz para nós e para Pedro? Simplesmente isso: Tenha cuidado quando você estiver certo porque estar certo é algo perigoso.


"Estar certo pode criar um sentimento egoísta de superioridade. Quando estar certo é mais importante do que ser sensível às necessidades humanas; quando defender as normas é mais importante do que defender as pessoas; quando estar certo é mais importante do que ser justo – então substituímos a boas notícias de Jesus pelas más notícias dos Seus inimigos.


"Jesus estava certo! Ele não era obrigado a pagar o imposto do Templo. “Mas, para não escandalizá-los,” Ele providenciou para que Pedro pagasse o imposto. Ele escolheu não apressar a sua caminhada para a cruz, com questões de menor importância. Jesus não sacrificou o princípio, Ele simplesmente evitou o conflito.


"Portanto, ao mesmo tempo em que não devemos sacrificar os princípios da verdade, também não precisamos criar conflitos desnecessários. Precisamos ser cautelosos quando estamos certos.


"Uma coisa é crer na doutrina correta. Outra é permitir que a doutrina correta se transforme numa parede, ao invés de ser uma ponte, entre nós e os outros. Uma coisa é estar certo. Outra é usar a minha ‘prática correta' como um passaporte para a superioridade. Não há nada tão detestável como o complexo de superioridade religiosa.



"Cuidado com o sentimento de estar certo. Quanto mais você precisa provar aos outros que você está certo, menor é a sua capacidade de provar seu amor por eles. Estar certo na teoria é muito diferente de estar certo na prática. Estar certo na doutrina é muito diferente de estar certo na vida. Estar certo é muito diferente de ser justo" (Gordon Bietz,"O Perigo de Estar Certo." Adventist Review, 8 de janeiro de 1987).


ORAÇÃO


Manso e humilde Jesus. Ajuda-me a não perder tempo com assuntos de menor importância, a não ficar discutindo a respeito de questões que não levam a nada. Ensina-me a valorizar mais as pessoas do que as normas.

Autor: William G. Johnsson

Nenhum comentário:

Ezequiel 3 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Ezequiel 3 Comentário: Pr. Heber Toth Armí EZEQUIEL 3 – Enquanto a Palavra de Deu...