sexta-feira, 20 de maio de 2011

Maravilhoso Jesus - Mateus 8:21,22


O Custo de Seguir a Jesus


Outro discípulo lhe disse: “Senhor, deixa-me ir primeiro sepultar meu pai”. Mas Jesus lhe disse: “Siga-me, e deixe que os mortos sepultem os seus próprios mortos”. Mateus 8:21, 22, NIV


Estas palavras do Mestre não são desnecessariamente ásperas? É preciso deixar que nossos entes queridos vão para o descanso sem gestos de despedida e sem um funeral digno?


Lembre-se de que foi Jesus quem proclamou a lei moral do Monte Sinai, e que a lei exige: "Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá" (Êxodo 20:12).


Em outro contexto, Jesus repreendeu os líderes religiosos dos Judeus, porque eles encorajavam as pessoas a negligenciarem o cuidado para com os pais. Eles ensinavam que, se uma pessoa dedicasse as suas posses para o Templo, ela não tinha mais a obrigação de utilizar os seus bens para cuidar dos pais necessitados. "Assim vocês anulam a palavra de Deus, por meio da tradição que vocês mesmos transmitiram," disse Ele (Marcos 7:15, NVI).


Portanto, em seu ensinamento sobre o discipulado em Mateus 8:21, 22, Jesus certamente não quis dizer que deveríamos esquecer de nossos pais em suas necessidades. Jesus cuidou de sua mãe quando estava pendurado na cruz, e nós, como Seus seguidores também devemos mostrar cuidado para com nossos entes queridos.


Também não podemos sugerir que os mortos em pecados – isto é, os não-crentes – devam enterrar os nossos mortos. Isto significaria que deveríamos deixar os preparativos para o funeral aos cuidados dos parentes não-cristãos – uma idéia absurda!


O que Jesus tinha em mente, então, ao pronunciar essas palavras enigmáticas?


Creio que ele está aqui estabelecendo a prioridade do seu reino. O convite de Jesus para o discipulado deve ter precedência sobre os laços de família, deve estar acima da segurança que a convivência doméstica proporciona.


Observe que o homem a quem Jesus falou estas palavras não disse que seu pai já estava morto. Quando Jesus o chamou para tornar-se discípulo, ele respondeu, em essência: “Agora não, Jesus, deixe-me esperar algum tempo." E aquele "algum tempo" poderia significar anos.


Quando Jesus chamou a Pedro, André, Tiago e João, enquanto eles consertavam as redes junto ao mar, eles imediatamente se levantaram e o seguiram. Esse ainda é o padrão para o discipulado hoje.


Jesus vem em primeiro lugar.


ORAÇÃO


Querido Jesus. Livra-me da tentação de deixar as coisas importantes para depois. Que eu reconheça a Tua voz a me chamar e prontamente responda: Conta comigo, Senhor!



Autor: William G. Johnsson

Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...