domingo, 1 de maio de 2011

Maravilhoso Jesus - Mateus 7:16


A Parábola da camélia

Vocês os reconhecerão por seus frutos. Pode alguém colher uvas de um espinheiro ou figos de ervas daninhas? Mateus 7:16, NVI

"Essa camélia terá muita dificuldade para sobreviver no inverno", disse o atendente do meu viveiro favorito. "Seu nível de robustez é apenas marginal para esta região."
A área de Washington, DC, tem verões quentes e úmidos, e um inverno ameno. Mas em janeiro, fevereiro ou março, um gelado vento do norte às vezes aparece, fazendo com que a sensação de frio se torne 20 a 50 graus centígrados abaixo de zero. Um vento como esse poderia congelar a camélia.

Mesmo assim, decidi assumir o risco. Trouxe a camélia para casa com suas brilhantes folhas verdes e seus botões já formados prontos para uma explosão de cor no mês de Fevereiro. Numa tarde quente de Setembro, cavei um buraco bem perto da casa (as camélias gostam de sombra), e nele coloquei a camélia. Imaginei que naquele local a flor estaria protegida dos ventos.
O Outono chegou e depois o inverno. Os botões da camélia começaram a abrir e tons de rosa tingiram as pontas das pétalas. Fevereiro estava para chegar.

Mas em fevereiro um vento seco, frio, gelado, vindo do norte irrompeu. Soprou a noite inteira e todo o dia seguinte. Os botões da Camélia, prestes a desabrochar, adquiriram um aspecto gélido marrom, as delicadas flores morreram.

Na primavera, reguei e fertilizei a planta, e em agosto ela havia produzido outra remessa de botões. Eles se desenvolveram ao longo do outono e do inverno, mas desta vez aconteceu algo diferente. Somente em março a camélia começou a exibir o tom róseo nas pontas, dando sinais de que iria florescer. Entretanto, mais uma vez o vento norte atacou – em pleno mês de março. Os botões novamente ficaram queimados e marrons, mas dois sobreviveram.

Escrevo estas linhas em uma linda manhã de primavera. A camélia à minha porta alcançou seu terceiro inverno. Neste ano, ela produziu um grande número de lindos botões rosa – em meados de Abril! Esses botões já embelezam o nosso jardim por duas semanas.

Essa camélia, ao que parece, recusa-se a aceitar o inevitável. Ano após ano, adaptou-se ao inverno de Washington, sem desistir. Se a flor “sabe” alguma coisa, podemos dizer que ela “sabe” como produzir flores e continuar a produzi-las, independentemente das circunstâncias.

Minha camélia é uma parábola da vida do cristão. A vida ou a morte, o campo de concentração ou a riqueza, não podem impedir a fragrância de uma vida escondida em Jesus. Quando amamos a Jesus e caminhamos com Ele, nossas raízes se aprofundam, alimentam-se de uma fonte de água inesgotável.
ORAÇÃO

Ó Deus da Camélia, mantenha-me neste dia em viva conexão com o Seu poder. Que a beleza de Cristo, se veja em mim.


Autor: William G. Johnsson

Nenhum comentário:

Slow food

  Devocional Diário Slow food Jacó deu a Esaú pão e o ensopado de lentilhas; ele comeu e bebeu, levantou-se e saiu. Gênesis 25:34 Esaú era u...