segunda-feira, 23 de maio de 2011

Maravilhoso Jesus - Mateus 13:47


A Rede de Pesca


O Reino dos céus é ainda como uma rede que é lançada ao mar e apanha toda sorte de peixes. Mateus 13:47, NVI


Quando eu era criança, passei muitas horas à beira-mar. Um parente tinha uma rede de pesca, e muitas vezes os meus irmãos – todos mais velhos do que eu – organizavam excursões ao oceano com o objetivo de pescar.


Levávamos a rede mar adentro, em um barco a remo. Depois de a lançarmos ao mar, rumávamos em direção à terra, segurando-a firmemente em suas extremidades. Após arrastar a rede para a praia, contemplávamos a colheita do mar.


Conforme a rede era puxada para fora da água o entusiasmo tomava conta de nós. Contemplávamos, admirados, as coisas estranhas arrancadas do leito marinho.


Na verdade, com freqüência encontrávamos um conglomerado estranho e maravilhoso de vida animal e vegetal. Caranguejos e peixes, camarões e polvos, criaturas viscosas e vegetações cheias de lama, juntamente com areia, algas, e objetos banais, como uma laranja ou um pedaço de madeira – a rede de pesca recolhia tudo.


Por muitos anos tenho "pescado" pessoas ao invés de peixes, mas quão parecida com a colheita do mar é a igreja do Deus vivo. Os cristãos são de uma variedade incrível; não possuem nenhuma marca que os identifique como diferentes do resto da humanidade. Eles são negros, morenos e brancos; são ricos, pobres e de classe média; são trabalhadores assalariados, profissionais liberais e empresários; são jovens, de meia-idade e idosos; são do sexo feminino e masculino. Eles vêm de todos os continentes, de "toda nação, e tribo, e língua, e povo".


Devemos zelosamente preservar essa individualidade. Somos fortes coletivamente na medida em que somos fortes separadamente. Alguns Cristãos enfatizam certas práticas de vida saudável; alguns enfatizam aspectos de uma doutrina em particular. Esta variedade é boa, desde que nos abstenhamos de um espírito de julgamento e avancemos unidos no cumprimento da tarefa que Deus nos confiou.


Meus irmãos e eu costumávamos separar os peixes bons dos maus na areia da praia, mas na igreja este trabalho é atribuído aos anjos, não a nós. Jesus disse no final da parábola: "Assim acontecerá no fim desta era. Os anjos virão, separarão os perversos dos justos e lançarão aqueles na fornalha ardente, onde haverá choro e ranger de dentes" (Mateus 13:49, 50, NVI).


No livro do Apocalipse, lemos que as águas são um símbolo de "povos, multidões, nações e línguas" (Apocalipse 17:15, NVI). A rede da última mensagem de Deus está percorrendo as águas. Dela surgirá, finalmente, o povo de Deus que vai morar com Ele para sempre. Essa será a gloriosa colheita do mar.


ORAÇÃO


Pai de todos nós. Obrigado pelos mais variados tipos de Cristãos que com suas diferentes personalidades e experiências de vida produzem uma igreja multifacetária. Que eu reconheça a importância da diversidade para o cumprimento da missão.


Autor: William G. Johnsson

Nenhum comentário:

O poder das palavras

  Devocional Diário O poder das palavras Que alegria é ter a resposta adequada! Como é boa a palavra dita na hora certa! Provérbios 15:23 Jó...