sexta-feira, 22 de abril de 2011

Maravilhoso Jesus - Mateus 6:1

MARAVILHOSO JESUS


O significado da Justiça


Guardai-vos de exercer a vossa justiça diante dos homens, com o fim de serdes vistos por eles; doutra sorte, não tereis galardão junto de vosso Pai celeste. Mateus 6:1


Todo o Sermão da Montanha fala sobre justiça. Aqui, Jesus mostra aos Seus seguidores de todas as épocas que o caminho da justiça situa-se entre dois extremos.


De um lado está a justiça própria farisaica. Aqui as boas ações são realizadas para que a pessoa possa sentir-se superior aos demais. O importante é que os outros vejam os nossos atos de justiça e pensem em como somos "bons".


Mas, disse Jesus, a única recompensa que essa justiça traz é o aplauso dos homens. O Pai celeste certamente não pode recomendá-la. Por que não? Porque nasce do desejo de glorificar a si mesmo e influenciar aos outros.


Do outro lado está o ensinamento de que as boas obras não têm qualquer importância. Como os fariseus dos dias de Jesus exibiam a sua justiça, e alguns cristãos dos nossos dias não são nada amorosos, você encontra pessoas que não querem ouvir falar de uma vida digna. "Eu não quero ir à igreja e ficar parecido com aqueles hipócritas", dizem eles.


Mesmo alguns cristãos reagem exageradamente diante da farisaica perversão da justiça. Eles morrem de medo de serem rotulados de legalistas; preferem pensar na justiça, como sendo apenas um relacionamento com Cristo.


Sim, a justiça é essencialmente relacional – está centrada em nosso relacionamento com Deus, em primeiro lugar, e, em seguida, em nosso relacionamento com as outras pessoas. Mas o ensinamento de Jesus no Sermão da Montanha torna claro que esses relacionamentos produzem ação. O homem justo – ou seja, o cidadão do reino dos céus – exemplifica,pratica a justiça. Pretender ter a justiça sem a prática é tão ruim quanto pretender ter a justiça por orgulho.


ORAÇÃO


Ó Mestre, guia-me pelos caminhos da Tua justiça. Que minha vida seja repleta de atos espontâneos de bondade e amor.



Autor: William G. Johnsson


Nenhum comentário:

Ezequiel 3 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Ezequiel 3 Comentário: Pr. Heber Toth Armí EZEQUIEL 3 – Enquanto a Palavra de Deu...