sábado, 9 de abril de 2011

Maravilhoso Jesus - Mateus 7:12


Por que quebramos a regra áurea


Tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei vós também a eles. Mateus 7:12.


Você provavelmente já ouviu dizer que estas palavras de Jesus são superiores a tudo o mais encontrado nas grandes religiões do mundo. Jesus transformou um ditado negativo dos rabinos em uma ordem positiva de singular beleza. Infelizmente é mais fácil exaltar a regra áurea do que praticá-la.


Na verdade, de todas as regras deixadas por Jesus, esta é a mais transgredida pelos cristãos. Por quê?


Quando a nossa existência é ameaçada, tendemos a retornar à selvageria da auto-preservação. Quando ficamos presos num engarrafamento, o sangue ferve diante de um motorista que tenta retornar à faixa correta após ter andado um bom trecho pelo acostamento. Ao esperarmos num saguão lotado de aeroporto por um vôo muito atrasado, quando finalmente o portão de embarque é aberto, sentimos vontade de empurrar e acotovelar, como fazem os demais.


A regra da nossa vida é: as pessoas tem que atender nossas vontades. Elas devem atender aos nossos sentimentos, nossos caprichos, nossos desejos. Como conseqüência, quando nos sentimos cansados, ou pressionados, ou ansiosos, ou ameaçados, temos a tendência de retornar a uma existência grosseira.


E como fica a regra de Jesus? Para muitos é um belo ideal, mas irremediavelmente impraticável. Não vai contra a própria essência da nossa natureza humana?


Sim, vai contra. Mas todo o Sermão do Monte contraria a nossa natureza.


A vida de Jesus é a única realidade que nos permite achar que “talvez” todos os ensinamentos do Sermão da Montanha, incluindo a regra de ouro, possam ser seguidos. Pela seguinte razão: “se” Jesus pediu isso (e ele disse) e “se” Jesus viveu este ideal (e ele viveu) então é porque é um ideal alcançável.


Em nossas próprias forças jamais conseguiremos. Quando pressionados simplesmente retornamos aos padrões do ladrão-que-rouba-ladrão, da sobrevivência do mais apto, do salve-se-quem-puder, os mesmos padrões que o resto do mundo segue, e que sempre nos puxam para baixo como um ímã.


Quando você estiver numa situação difícil, talvez seja útil pensar no que Jesus faria em seu lugar. O que Ele faria se ficasse preso num engarrafamento? O que Ele faria se estivesse num saguão lotado de aeroporto?


Então, naquele instante, peça poder para agir como Ele agiria.


ORAÇÃO


Senhor. Reconheço que em minhas próprias forças jamais conseguirei alcançar os teus elevados propósitos para a minha vida. Dá-me poder para viver à altura do ideal vivenciado por Jesus.

Autor: William G. Johnsson

Nenhum comentário:

Roubos permitidos

  Devocional Diário Roubos permitidos Não furtarás. Êxodo 20:15, ARA Existem roubos e roubos. Roubos muito alardeados, como o de Albert Spag...