sábado, 23 de abril de 2011

Maravilhoso Jesus-Mateus 5:7


Os Misericordiosos

Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia. Mateus 5:7, NVI

Quando eu estiver diante do tribunal de Deus, espero que meu caso seja decidido com base na misericórdia, e não apenas pela justiça. Se a justiça for a única medida, não tenho esperança de ser aprovado. Minha esperança está na maravilhosa graça de Deus, manifestada no dom supremo de Seu Filho Jesus Cristo, como sacrifício pelos meus pecados e pelos pecados do mundo.

Ter uma percepção da misericórdia de Deus nos transforma. Torna-nos semelhante a Ele. Torna-nos misericordiosos.

A primeira metade da parábola fala sobre um servo que deve ao rei uma enorme quantia – 10.000 talentos. Isso seria equivalente a milhões de reais nos dias de hoje, mas Jesus não estava tentando especificar um valor. Ele combinou o maior número na língua grega, com a maior unidade de dinheiro no sistema de contábil da época. Se Jesus estivesse contando essa história hoje Ele nos diria para considerarmos a maior quantia de dinheiro que pudéssemos pensar: um milhão de reais? 10 milhões? 100 milhões? Seja qual for o número, use-o na história.

A parábola de Jesus que melhor ensina essa verdade, encontra-se em Mateus 18:23-35. A história tem duas partes, a primeira, difícil de acreditar, a segunda, fácil de acontecer.

Agora vem a parte difícil de acreditar. Como o servo não tem condições de pagar (quem teria?), o rei simplesmente perdoa essa enorme dívida. Instantaneamente. Não por obrigação. Simplesmente por causa da necessidade de seu servo.

Então vem a parte fácil de acontecer. Este servo a quem o Rei perdoou a enorme divida vai e oprime um conservo que lhe devia uma quantia irrisória. O primeiro servo havia sido tratado com grande misericórdia, mas não agiu da mesma maneira.

Assim, ele perde o grande presente. Sua enorme dívida retorna para ele. Suas ações mostraram que ele não merece estar na presença do misericordioso rei, porque não tinha sido transformado pela generosidade do rei.

Jesus enfatizou exatamente esse ponto na Oração do Pai Nosso: "Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores" (Mateus 6:12, NVI).


Sim, eu conto com a misericórdia quando comparecer perante Deus. Mas Deus vai me perguntar se tenho sido misericordioso. O pecado que tem contaminado muitas pessoas "boas", membros de igreja, é a falta de compaixão.

ORAÇÃO

Oh Salvador misericordioso, assim como tens tido compaixão para comigo, a partir de hoje, faz-me compassivo para com outras pessoas.

Autor: William G. Johnsson

Nenhum comentário:

Reconheça e confie

  Devocional Diário Reconheça e confie Então o homem disse: “A mulher que me deste para estar comigo, ela me deu da árvore, e eu comi.” Gêne...