quinta-feira, 28 de abril de 2011

Maravilhoso Jesus - Mateus 5:48


Maravilhoso Jesus

A busca pela perfeição

Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês. Mateus 5:48, NVI

Ah, a perfeição! Vivemos em um mundo onde tudo é imperfeito, onde nossas conquistas não alcançam nossos sonhos, onde o ideal é uma estrela brilhante que tentamos agarrar, mas que sempre escapa ao nosso alcance. Estranhas criaturas, nós, seres humanos – conseguimos visualizar a perfeição, mas não conseguimos alcançá-la!

E aqui está Jesus, no clímax do seu ensinamento sobre a "justiça superior", em Mateus 5, nos dizendo para sermos perfeitos! Como devemos entender suas palavras?

Primeiro, observemos o contexto. Nos versículos 44-47 Jesus tinha acabado de pronunciar a sexta e última ilustração da série "Vocês ouviram o que foi dito... Mas eu lhes digo" explicando como o cristão deve viver. Esses versos superam todos os demais: devemos amar até mesmo nossos inimigos! Lembrem-se, diz o mestre, que o seu Pai Celestial ama a todas as pessoas sem discriminação – Ele envia a chuva e o sol tanto sobre os bons como sobre os maus – e assim vocês também devem proceder. "Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês."

Em segundo lugar, a perfeição que Jesus descreve aqui diz respeito aos nossos relacionamentos com os outros. Ele não está defendendo a vida de um eremita religioso, que se isola do mundo para se dedicar a uma vida de oração e jejum. Não, a perfeição será mostrada pelo modo como tratamos os outros, pelos sentimentos que nutrimos para com eles. E não somente em relação aos nossos amigos, mas até mesmo em relação aqueles que nos odeiam, nos chamam de nomes feios, e nos acusam falsamente.

Em terceiro lugar, Jesus ergueu tão alto o alvo que nunca poderemos esperar atingir a perfeição em nossa própria força. A abordagem utilizada pelos fariseus de tentar seguir uma lista de deveres não consegue alcançar este padrão – podemos conseguir disciplinar nossos atos (difícil) e até mesmo nossas palavras (mais difícil), mas quem consegue forçar a si mesmo a amar alguém que o maltrata? Este tipo de perfeição só pode vir de Deus, que é perfeito e ama a seus inimigos. Essa perfeição precisa ser uma dávida, não uma conquista.

ORAÇÃO

Ó Mestre, que amou os seus inimigos e que agora nos convida para a perfeição, transforma esse coração duro e orgulhoso em um coração semelhante ao Seu. Em meio às preocupações e lutas deste dia, esteja comigo, dando-me paz, amor, e a sensação da Sua constante presença ao meu lado.

Autor: William G. Johnsson

Um comentário:

Anônimo disse...

nos dias de hoje o ser humano vive preocupado somente com o seu bem estar deixando as coisas de deus para depois achando estes que jesus trardara amados devemos ser perfeitos como o senhor nosso deus e busquemos a luz que e jesus o aceitando como salvador apresa-te para encontra com o senhor teu deus as moradas ja estao prontas ele te espera sei que e uma decisao dificil esforca-te e tenha bom animo vai vencer

Slow food

  Devocional Diário Slow food Jacó deu a Esaú pão e o ensopado de lentilhas; ele comeu e bebeu, levantou-se e saiu. Gênesis 25:34 Esaú era u...