segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

*Maravilhoso Jesus-Lucas 19:10


O nome favorito de Jesus
Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido. Lucas 19:10 NVI

No Novo Testamento encontramos vários nomes e títulos para Jesus – Cristo (palavra grega que significa Messias – o ungido, em hebraico), Senhor, Filho de Deus, Filho do Homem e muitos outros. Em sua opinião, qual desses era o nome favorito de Jesus?

Esmagadoramente, “Filho do Homem”. De fato, quase nunca Jesus se referiu a si mesmo como o Messias. Talvez aquele termo tivesse se tornado tão associado a pensamentos de grandeza, campanhas militares e libertação do jugo dos odiados Romanos, que Jesus deliberadamente o evitou. Ele era o Messias – mas o Messias dos planos de Deus e não das expectativas de Israel.

Portanto Jesus utilizou outro nome – um cheio de associações com o Antigo Testamento. No livro de Ezequiel Deus frequentemente se dirigiu aquele profeta como o “filho do homem” – aparentemente indicando que Ezequiel era um representante da humanidade e não simplesmente de Israel. E no livro de Daniel lemos a respeito de “um semelhante ao Filho do homem” que vem nas nuvens dos céus e recebe o reino (Daniel 7:13).

Jesus usou o nome “Filho do Homem” associado a várias circunstâncias. Ele falou do Filho do Homem em relação à sua missão: “Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido” (Lucas 19:10). Usou também em conexão com Sua paixão e morte sacrifical: “O Filho do homem vai, como foi determinado; mas ai daquele que o trair!” (Lucas 22:22). E finalmente usou esse termo ao falar de Sua segunda vinda: “Quando o Filho do homem vier em sua glória, com todos os anjos, assentar-se-á em seu trono na glória celestial” (Mateus 25:31).

Agora veja um fato interessante: nos evangelhos ninguém mais chamou a Jesus pelo seu nome favorito, Filho do Homem. Eles o chamaram de “Filho de Davi”, “Senhor”, ocasionalmente “Filho de Deus” ou “Messias” – mas nunca “Filho do Homem”.

Você já havia pensado quão curioso é o modo como Jesus utiliza esse nome? Ele não disse “Eu vim buscar e salvar o perdido”, mas “o Filho do Homem veio buscar e salvar o que estava perdido”. É como se o presidente do Brasil dissesse: “O presidente irá a Curitiba”, ou o treinador do Flamengo dissesse: “O atacante vai chutar forte para o goleiro”. Raramente falamos dessa maneira – somente quando queremos chamar a atenção para nosso papel ou função.

Jesus estava fazendo exatamente isso ao usar seu nome favorito. Vez após vez Ele quis lembrar-nos que Ele era completamente humano, um conosco – e também o tão aguardado Filho do Homem das profecias de Daniel.

Talvez Ele queira chamar a sua atenção hoje para a mesma verdade.
ORAÇÃO
Senhor, é tão bom saber que quem virá me buscar nas nuvens dos céus é o Filho do Homem, alguém que me entende, me apóia e me ama incondicionalmente. Quero viver bem perto de Ti, hoje e sempre. Amém.

Autor: William G. Johnsson

Nenhum comentário:

O poder das palavras

  Devocional Diário O poder das palavras Que alegria é ter a resposta adequada! Como é boa a palavra dita na hora certa! Provérbios 15:23 Jó...