sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Maravilhoso Jesus- Êxodo 25:8



A tenda para Deus habitar

E me farão um santuário, para que eu possa habitar no meio deles. Êxodo 25:8

Porque Deus ordenou ao povo de Israel fazer-lhe uma tenda? Mais tarde, na dedicação do Templo – uma estrutura bem superior ao tabernáculo do deserto – Salomão declarou, “Mas, de fato, habitaria Deus na terra? Eis que os céus e até o céu dos céus não te podem conter, quanto menos esta casa que eu edifiquei” (1 Reis 8:27). Se o glorioso templo de Salomão era muito pequeno para Deus, porque Ele lhes ordenou que fizessem uma tenda?

Muito embora Deus encha o universo, Ele se deleita em habitar no meio das pessoas. A despeito de todas as idéias equivocadas acerca de Deus, a Bíblia ensina que Deus se importa. Ele está interessado em nós. Ele é amor (1 João 4:16). Ele está do nosso lado. Ele está tentando nos levar para o céu, não tentando tornar as exigências tão difíceis que ninguém consiga entrar. Na verdade, que alguma pessoa venha a perecer é motivo de tristeza para Deus. Ele chora sobre cada pessoa assim como chorou sobre o Seu povo no passado: “Como te deixaria, ó Efraim? Como te entregaria, ó Israel?” (Oséias 11:8). Essa foi a razão pela qual Ele ordenou que o povo de Israel lhe fizesse uma tenda. Ele queria dar-lhes alguma coisa concreta para contemplar, alguma coisa visível sobre a qual focalizar a sua fé.

Todo o sistema do santuário foi dado com esse propósito. Educava o povo de Israel, ensinando-lhe lições sobre a seriedade do pecado e o caminho providenciado por Deus para lidar com o pecado. Foi Deus quem idealizou o conjunto de leis acerca dos rituais e sacrifícios, e o homem ou mulher que creu em Deus e confiou em Sua palavra encontrou perdão através do santuário e seus sacrifícios.

Mais tarde outra tenda foi construída para Deus. João 1:14 diz literalmente: “E o verbo se fez carne e montou a sua tenda entre nós”. Deus veio para viver conosco, compartilhando nossa sorte, sentindo nossa dor, morrendo a nossa morte. “Ele sofreu a morte que nos pertencia, a fim de que pudéssemos receber a vida que Lhe pertencia”. (Ellen White, O Desejado de Todas as Nações, 25)

Um dia Deus irá novamente montar a sua tenda entre nós. “Agora o tabernáculo de Deus está com os homens, com os quais ele viverá. Eles serão os seus povos; o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus” (Apocalipse 21:3 NVI).
ﻉﻸﻸﻉﺦﺦﻸﻸﻉﻉﻸﻸﻉﺦﺦﻸﻸﻉﻉﻸﻸﻉﺦﺦﻸﻸﻉ

ORAÇÃO
Pai de amor. É tão bom saber que Tu tens prazer em me ajudar a alcançar todos os Teus sonhos para mim. Que eu possa sentir a Tua amorável presença no dia de hoje, por Jesus. Amém.

Autor: William G. Johnsson


Um comentário:

Deusemar disse...

AMÉM. QUE MARAVILHA, DEUS SEJA LOUVADO, ALELUIA!

Roubos permitidos

  Devocional Diário Roubos permitidos Não furtarás. Êxodo 20:15, ARA Existem roubos e roubos. Roubos muito alardeados, como o de Albert Spag...