quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

*Maravilhoso Jesus- Deuteronômio 18:15




Moisés e o Cordeiro

O SENHOR, teu Deus, te suscitará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, semelhante a mim; a ele ouvirás. Deuteronômio 18:15

Quando Jesus fez a famosa pergunta aos seus discípulos em Cesaréia de Filipe, “Quem diz o povo ser o Filho do Homem?” (Mateus 16:13), eles deram uma variedade de respostas. João Batista, Jeremias ou um dos profetas – estas eram algumas especulações que estavam circulando a respeito de Jesus. Aparentemente ninguém sugeriu o personagem do Antigo Testamento mais semelhante a Jesus – Moisés.

Cristo é o grande líder do povo de Deus, proeminentemente revelado no Novo Testamento, mas na verdade tem sido o comandante do povo de Deus de todas as eras. Mas Moisés, o destacado líder do Antigo Testamento, foi uma notável antecipação de Cristo.

Moisés e Jesus foram ameaçados após o nascimento por um rei ímpio. Ambos viveram por um tempo no Egito. Ambos confrontaram a hierarquia política e religiosa dos seus dias. Ambos lideraram movimentos de Êxodo – Moisés conduziu Israel na travessia do Mar Vermelho, pelo deserto do Sinai e o levou até a fronteira da terra prometida; Cristo libertou um povo da opressão do pecado e da doença. Ambos deram destaque aos Dez Mandamentos – Moisés como aquele que recebeu as tábuas de pedra no monte Sinai, e Cristo como o Legislador que exemplificou o significado do Decálogo por preceito e exemplo durante a sua vida terrestre.

Ambos estiveram envolvidos com o santuário e seus serviços – Moisés como a pessoa que recebeu as instruções para o santuário do deserto e os rituais de sacrifícios, e Cristo como sumo sacerdote e sacrifício no “verdadeiro santuário” que está nos céus (Hebreus 8:1, 2).

Moisés foi um homem manso e humilde “mais do que todos os homens que havia sobre a terra” (Números 12:3). Jesus também o foi: Ele esvaziou-se para viver entre nós, submetendo-se a zombaria, escárnio e uma coroa de espinhos.

Moisés suportou um povo teimoso, lento para aprender e rápido para reclamar.

Jesus também fez o mesmo: Ele trabalhou em favor dos seus “pequeninos”, a despeito de suas rivalidades, ambições, mesquinhez e dureza de coração.
Assim como Cristo ressuscitou, Moisés foi ressuscitado. Ele participou da vitória adquirida pelo Senhor Jesus a favor de cada um de nós. Não é de admirar que os remidos cantarão no céu “o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro” (Apocalipse 15:3).

☆☆☆

ORAÇÃO
Senhor, hoje quero agradecer por aquelas pessoas que foram uma influência positiva em minha vida. Também quero deixar um legado de dedicação e serviço. Ajuda-me a ser como Moisés e Jesus. Amém.

Autor: William G. Johnsson

Um comentário:

Unknown disse...

Amém. Ajuda-me a ser como Moisés Jesus e ...Eliana. Depois de Jesus você é meu maior exemplo. Glórias a Deus por sua vida! Conte sempre com minhas orações. Que Ele te dê forças para continuar aos seus Pés.

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...